Pacientes podem perder vagas no Hospital Psiquiátrico Nosso Lar após fim de parceria com Unimed

Familiares agora temem pela saúde psicológica dos pacientes, muitos com grau de fragilidade mental elevado

Responsáveis por pacientes internados no Hospital Psiquiátrico Nosso Lar, em Fortaleza, reclamam que mais de 70 internos podem perder suas vagas após fim do credenciamento da Instituição com a Unimed Fortaleza. Segundo o Nosso Lar, os pacientes estariam cobertos por seus planos de saúde somente até maio deste ano.

A empresa, por sua vez, não teria informado os motivos para o descredenciamento. Em contrapartida, a empresa deu a opção de transferência dos pacientes para o Instituto Volta Vida (IVV). O equipamento, no entanto, não ofereceria suporte técnico semelhante ao Nosso Lar. A unidade voltada ao tratamento de dependentes químicos.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Familiares agora temem pela saúde psicológica dos pacientes, muitos com grau de fragilidade mental elevado.

Por conta da situação é crítica, familiares se mobilizaram na manhã desta quinta-feira, 26, em ato cobrando medidas da Unimed. Reunindo familiares de pacientes, a manifestação ocorreu às 9 horas na Praça da Imprensa, localizada no bairro Dionísio Torres, em direção à Assembleia Legislativa.

De acordo com Mágela Prado, advogada que representa diversas famílias prejudicadas, a Unimed anunciou o descredenciamento do Hospital Nosso Lar por volta de dezembro. Ela ressalta que, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, quando um plano de saúde descredencia uma instituição, ele deve substituí-la por outra de equivalência técnica e estrutural, o que não ocorreu neste caso.

“A empresa deu o Instituto Volta Vida como alternativa. Contudo, ele é um hospital especializado no tratamento de adictos e não possui a experiência do Hospital Nosso Lar, que trabalha com pacientes com transtornos mentais e outras doenças há mais de 50 anos”, comenta a advogada.

Além disso, ressalta Mágela Prado, o paciente deve ser avisado previamente sobre qualquer mudança, o que não aconteceu, já que a Unimed notificou o Hospital Nosso Lar, que, por sua vez, comunicou os familiares dos pacientes.

“Outra questão é que não houve uma substituição efetiva, uma vez que o Instituto Volta Vida já estava credenciado há quase duas décadas. A Unimed, na verdade, reduziu a oferta do plano de saúde, pois os usuários que contrataram o plano tinham duas opções e agora têm apenas uma, o que não caracteriza uma substituição eficaz”, declara a advogada.

Francisca Catarina utilizava o plano Unimed para viabilizar a internação do irmão, de 58 anos, no Nosso Lar. O homem foi diagnosticado com esquizofrenia e, recentemente, também recebeu o laudo de lúpus. Ambas as doenças eram assistidas no Hospital.

“Nossos familiares que estão internados lá têm um grau muito elevado de debilidade mental, isso nos impede de conviver com eles em nossa casa. Também não temos condições de arcar com um internamento particular, devido aos preços elevados das outras Instituições”, comenta a irmã.

“Nos propuseram trocar por um Hospital que não tem o mesmo tipo de assistência. Para um paciente que tem um histórico depressivo e ansioso, a simples menção de uma mudança tão brusca é assustadora. O comportamento é imprevisível”, conclui Catarina.

O Hospital Nosso Lar foi fundado em 1968 e é mantido pela Instituição Espírita Nosso Lar. A unidade atende planos de saúde, particular e também SUS, com setores separados por sexo.

O que diz o Nosso Lar

A Instituição Espírita Nosso Lar (INL) declarou ao O POVO que o Hospital Nosso Lar e a Unimed Fortaleza não renovaram o credenciamento para a internação de pacientes, ficando os mesmos cobertos por seus planos de saúde somente até maio deste ano.

Segundo a Instituição, o Hospital não detém conhecimento das razões que culminaram no desligamento da rede de atendimento vinculada à Unimed Fortaleza, já que não recebeu quaisquer documentos explicativos referentes a tal decisão.

“Além disso, não foi apresentado ao Hospital nenhum canal de diálogo para a deliberação entre as partes, no que tange à manutenção ou renovação contratual, declarou em nota.

Segundo o Hospital, os familiares foram comunicados de que não existe mais contrato ou negociação em vigor entre o Nosso Lar e a Unimed. Todos os pacientes, exceto os que detêm decisões judiciais assegurando sua permanência sob cuidados no Hospital, serão transferidos para a rede de assistência médica conveniada à Unimed.

“Para oferecer alternativas na continuidade dos tratamentos aos pacientes, o Hospital Nosso Lar está disponibilizando serviços de internação, residência terapêutica e hospital-dia, com as famílias dos pacientes assumindo os custos do serviço particular a partir desta data”, concluiu a INL.

A Unimed foi procurada pelo O POVO, mas não se pronunciou sobre o caso.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

saúde mental hospital nosso lar unimed fortaleza tratamento psiquiátrico fortaleza plano saúde

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar