Em três dias, quatro pessoas são assassinadas em Itarema

Conflito entre facções teria motivado as mortes. Cinco pessoas foram presas

Itarema, município do Litoral Norte do Estado, tem registrado uma onda de violência nos últimos dias. De quinta-feira, 7, a sábado, 9, foram quatro homicídios a bala registrados. As mortes aconteceram no contexto do conflito entre facções criminosas, apontam investigações. Pelo menos cinco pessoas já foram presas suspeitas de envolvimento no conflito.

O primeiro crime dessa sequência foi registrado na manhã de quinta-feira, 7, na localidade de Torrões, na Zona Rural de Itarema. A vítima foi identificada como Linhares Barbosa de Souza, de 31 anos. Até a publicação desta matéria nenhum suspeito do crime havia sido preso.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Na noite de sexta-feira, 8, também em Torrões, a vítima foi Manoel Antônio Alves Filho, de 22 anos. Também não houve suspeitos presos até aqui pelo crime. Na mesma noite, mas no bairro Lagoa Seca, foi executado a tiros José Gilberto de Sena, de 36 anos.

Por esse crime, Kauan de Paiva, de 18 anos, foi preso no sábado, 9, informou a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Com ele, foram apreendidos duas pistolas calibre 380, sendo uma com numeração suprimida, e dois revólveres. Além disso, mais de 400 munições foram localizadas com ele: 112 de calibre 40, 112 de calibre 38, 100 de calibre 9mm e 113 munições calibre 380.

Por fim, na manhã de sábado, um homem de 27 anos, identificado apenas como Fabrício, foi morto no Centro de Itarema.

A sequência de mortes levou a um reforço no policiamento da região. O trabalho conta com participação das inteligência do Departamentos de Polícia Judiciária do Interior Norte (DPJI-Norte) e da Polícia Civil, assim como da Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol), da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

A Delegacia Municipal de Pentecoste, a 174 quilômetros de Iterama, também auxilia a Delegacia do Município.

Guerra entre facções em Itarema: Quatro suspeitos são presos

Na manhã de sexta-feira, 9, três homens e um adolescente foram capturados pela Polícia Militar, em Itarema, em posse de duas pistolas, um revólver e mais de 70 munições e drogas.

Os adultos foram identificados como Lucas Vieira Monteiro, de 27 anos, Francisco Alisson Nascimento de Souza, de 26 anos, e Francisco Herisson Rodrigues Castro, de 23 anos.

Conforme Auto de Prisão em Flagrante (APF), os PMs efetuaram as prisões após receberem informes sobre um grupo criminoso que estaria envolvido nos recentes homicídios praticados na região.

Ao chegarem ao local, as equipes da Força Tática do 11º Batalhão e do Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) viram um homem em frente a uma residência com uma arma em punho.

Ao avistar as composições, ele correu para dentro da casa e foi perseguido pelos policiais, que efetuaram a prisão dele e dos demais presentes na residência. Submetidos à audiência de custódia, o trio teve a prisão preventiva decretada.

“Também identifico haver perigo gerado pelo estado de liberdade dos imputados, pois há robustos indícios da gravidade em concreto dos ilícitos perpetrados, considerando a forma com que foram alegadamente cometidos, ou seja, no contexto dos últimos homicídios praticados em decorrência da guerra das facções ocorrida na cidade de Itarema”, afirmou na decisão o juiz Airton Jorge de Sá Filho.

Estatísticas de violência em Itarema

De janeiro até julho, cinco homicídios haviam sido registrados em Itarema. Em agosto, até o dia 20, mais recente atualização disponibilizada pela SSPDS, haviam sido mais dois crimes.

Com os assassinatos da última semana, já são 11 pessoas mortas no Município em 2023. Em todo o ano passado, 15 homicídios foram registrados no Município.

 

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Segurança Pública crime Ceará Homicídio Itarema Guerra Facções Ceará

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar