Peixe-boi reabilitada será devolvida à natureza nesta segunda-feira, 16

O mamífero, chamado de Pintada, retorna às águas de Icapuí após passar por um centro de reabilitação gerido pela Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos

Um peixe-boi recuperado, batizado de Pintada, será solto na natureza pela Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos (Aquasis), nesta segunda-feira, dia 16, às 7 horas, em Icapuí, mesmo município onde o mamífero foi resgatado ainda filhote em 2015.

A segunda chance de Pintada voltar à vida livre ocorre após uma longa jornada de tratamento liderada pela equipe de monitoramento dos ecossistemas aquáticos do Ceará.

A primeira tentativa de soltura do mamífero ocorreu em 2021, quando Pintada retornou ao Centro de Reabilitação de Mamíferos Marinhos (CRMM) administrado pela Aquasis naquele ano. O peixe-boi foi transportado para as águas de Icapuí, onde foi encontrado pela primeira vez, mas o animal seguiu um rumo que o levou ao Rio Mundaú, na cidade de Trairi, lá permanecendo.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

"A perspectiva inicial era de que ela permanecesse na região de Icapuí, onde há uma pequena população nativa e todas as condições ecológicas ideais para sua sobrevivência. Contudo, o peixe-boi se deslocou rumo ao oeste e, pouco tempo depois, acabou perdendo o equipamento de monitoramento, dificultando ainda mais sua localização por parte da equipe", relata a associação, que precisou da ajuda de moradores locais e voluntários para localizá-la.

Segundo a unidade de pesquisa e preservação, que acompanha a Pintada há anos, o local, embora não houvesse sinais de peixes-boi nativos por décadas, era capaz de fornecer comida e água, mas não o suficiente para a sobrevivência da espécie, por isso voltou à reabilitação.

"Pintada saiu do rio Mundaú e foi localizada após alguns dias no rio Acaraú, mais a oeste, quando teve que retornar ao CRMM para recuperar o peso perdido."

Durante o período de reabilitação, Pintada foi acompanhada de perto por veterinários, biólogos e zootécnicas (profissionais multidisciplinares), onde ao longo desses meses realizamos uma bateria de exames biomédicos, avaliações clínicas e comportamentais, e Pintada durante a avaliação de aptidão - com base nos resultados positivos dessas avaliações - demonstrou-se apta.

O relato é do veterinário da associação, Felipe Catardo, que comemora o retorno da Pintada a Icapuí, mais uma conquista da espécie aquática. "Enquanto parte da equipe de resgate e reabilitação de mamíferos marinhos e veterinário, posso afirmar que Pintada atualmente encontra-se mais uma vez apta a retornar para o ambiente natural e viver livre, contribuindo com a conservação dessa espécie", celebra.

Ainda segundo a entidade, o animal continuará sob o monitoramento da equipe técnica da entidade cuidadora.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

peixe-boi peixe-boi pintada aquasis icapui

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar