CE: Dupla é presa suspeita de golpe para desviar benefícios a crianças autistas
Os suspeitos fizeram pelo menos três vítimas, de acordo com a investigação policial. Prefeitura de Croatá informou que um deles foi exonerado do cargo e o outro já havia sido desligadoDois homens foram presos na manhã dessa quinta-feira, 1º, no município de Croatá, a 343,8 km de Fortaleza, suspeitos de crime contra a administração pública por receberem indevidamente benefícios que deveriam ser destinados a crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A dupla trabalhava na prefeitura da cidade e acompanhava as pessoas que recebiam os benefícios. Pelo menos três pessoas foram vítimas do golpe.
De acordo com as investigações, os suspeitos identificados como Rafael Gomes de Araújo, de 37 anos, e Luan Ribeiro do Carmo Silva, de 25, ficavam com as senhas e os logins das mães para acompanharem a validação e o recebimento do benefício.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Quando o dinheiro era liberado, as mãe repassavam um valor correspondente a um salário mínimo ou 30% do valor do benefício para os suspeitos, conforme a investigação.
Leia mais
O caso chegou até as autoridades policiais após uma denúncia de uma das mães afetadas pelo golpe. Ao longo das investigações, outras duas vítimas foram encontradas.
Além das detenções, os homens foram alvo de mandados de busca e apreensão. Com eles, foram apreendidos um computador, dois celulares, diversos documentos e anotações. Um dos mandados foi cumprido na Secretaria de Assistência Social da Prefeitura Municipal de Croatá.
Em nota, a Prefeitura Municipal de Croatá informou que, após tomar conhecimento da situação, um dos suspeitos foi imediatamente exonerado do cargo. O outro envolvido já havia sido desligado.
“A Prefeitura esclarece ainda que está a inteira disposição das autoridades competentes para que o se fizer necessário e que aguarda o encerramento das investigações a fim de tomar todas as medidas que sejam eventualmente cabíveis”, diz o documento.
Os homens e os materiais apreendidos foram encaminhados à Delegacia Municipal de Guaraciaba do Norte. Eles estão à disposição da Justiça. O caso vai continuar sendo investigado, conforme a Polícia, para localização de outros suspeitos envolvidos nas ações criminosas.
Denúncias
A SSPDS reforça que a população pode contribuir com as investigações repassando informações, com sigilo e anonimato garantidos.
Disque-Denúncia: 181
WhatsApp da SSPDS: (85) 3101 0181
Delegacia Municipal de Guaraciaba do Norte: (88) 3652 2001