Cariri: Fósseis repatriados serão apresentados nesta quinta, 28

Parte das quase mil espécimes estarão disponíveis para visitação; dentre os exemplares, estão plantas, peixes e tartarugas do período Cta quintaretáceo

Os 998 fósseis repatriados da França são apresentados para a comunidade geral nesta quinta-feira, 27, em solenidade realizada pela Universidade Regional do Cariri (Urca). O evento no Campus do Pimenta, sede da instituição na cidade do Crato, município a 502 km de Fortaleza, tem exibição de parte das mais de dois toneladas de material histórico coletadas.

Dentre as espécimes que poderão ser contempladas pelo público, estão plantas, peixes e tartarugas que viveram no Cariri cearense entre 90 a 110 milhões de anos atrás, no período conhecido como Cta quintaretáceo.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Além da grande quantidade, os fósseis recebidos pela região também chamam a atenção pelo estado de preservação em que se encontram.

“Tem uma característica dos fósseis da Bacia do Araripe, a preservação impecável que tem de seus fósseis. Isso é o que chama atenção no mundo inteiro. Por isso que é tão cobiçado e havia essa saída ilegal”, afirma o reitor da Urca, Carlos Kleber Oliveira.

Evento é aberto ao público e também conta com a presença do Governador Elmano de Freitas e da titular da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Setice), Sandra Monteiro.

A exposição não conta com todos os fósseis, pois parte deles foi previamente enviada a Santana do Cariri, onde ficarão expostos no Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens. Com quase mil peças, essa é a maior repatriação de bens culturais para o Brasil, conforme afirma o reitor da Universidade.

“A gente tem os fósseis como bens culturais. Eles são um bem nosso, patrimônio fossilífero, mas é primordialmente um bem cultural. Eles estão relacionados também com a nossa cultura, a cultura da nossa região”, acrescenta.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

fossies repatriados 998 fosseis exposicao fosseis urca museu placido cidade nuvens paleontologia

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar