Queda de energia no Réveillon: comerciantes de Canoa Quebrada denunciam prejuízos

Cidade teve o abastecimento comprometido por dois dias; empreendedores reclamam de aparelhos queimados e ressarcimento de turistas

Mais de 300 comerciantes ficaram sem energia elétrica na noite do último domingo, 31, em Canoa Quebrada, praia do município de Aracati, a 147 km de Fortaleza. Segundo a Associação dos Empreendedores de Canoa Quebrada (ASEDCQ), o abastecimento só retornou em todas as localidades durante a noite dessa terça-feira, 2, e ainda apresentava oscilações até quarta-feira, 3.

Dentre as principais avarias relatadas com a queda de energia no Réveillon, estão a queima de eletrodomésticos e o ressarcimento dos turistas, que não puderam utilizar os serviços oferecidos nos pacotes adquiridos para o período. 

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De acordo com a ASDECQ, alguns estabelecimentos tiveram prejuízo de até R$ 50 mil.

“Várias pessoas com prejuízo, vários clientes insatisfeitos, todo um trabalho de marketing de Canoa perdido porque o turista sai revoltado… Foi um caos total”, conta o diretor financeiro da ASDECQ, Ruy Oliveira.

De acordo com o advogado que representa a Associação dos Empreendedores de Canoa Quebrada, Júnior Batista, será feito o pedido de ressarcimento pelos danos causados aos comerciantes pela queda de energia no Réveillon.

"Nós sugerimos a eles que fosse feito um abaixo-assinado para que dentro desta situação fosse feito uma ação cabível para que, assim, possa provocar o judiciário", esclarece.

O advogado disse ainda que o caso é uma ação indenizatória por danos morais pelo que foi perdido durante a queda de energia. O advogado diz que haverá uma reunião com os mobilizadores do procedimento para conseguir os documentos necessários para entrar com os procedimentos cabíveis com a Enel.

As quedas de energia não foram exclusividade de Canoa, tendo ocorrido também em outras praias, como Barra Nova, em Cascavel. Procurada pelo O POVO, a Enel disse que o mau funcionamento do sistema de energia foi causado pelas fortes chuvas que aconteceram na virada do ano e que trabalha para resolver o problema.

“A Enel Distribuição Ceará informa que as fortes chuvas acompanhadas de descargas atmosféricas e ventos que atingiram toda a área de concessão da companhia nos últimos dias causaram danos à rede elétrica e afetaram o fornecimento de energia para parte dos clientes. Somente na virada do ano (entre os dias 31 de dezembro e 1º de janeiro), foram contabilizados quase 21 mil raios em todo o Ceará. A empresa também esclarece que reforçou em 57% o quantitativo de equipes em campo, que seguem trabalhando para normalizar o serviço o mais breve possível”, disse a empresa, em nota.

Sobre Canoa Quebrada, a Enel afirma que o fornecimento foi normalizado após a troca do transformador que atende alguns clientes da localidade. "A empresa esclarece que identificou uma ligação indevida numa pousada local, causando sobrecarga na rede e a queima do equipamento", diz a nota. 

O responsável de manutenção da empresa, Francisco Queiroz, explicou ainda que houve um problema no momento da substituição do aparato que estava sendo bloqueado por um carro estacionado no local. 

"O carro precisou ser retirado do local pela Guarda Municipal para que nós pudemos efetuar a troca do aparelho e retomar o fornecimento de energia. Existe um procedimento na Enel que possibilita que aqueles que foram afetados com a queda de energia possam pedir ressarcimento, basta levar a documentação comprobatória e apresentar na hora da reclamação e uma equipe fará a análise do pedido", explicou. (Colaborou Gabriela Monteiro, Especial para O POVO)

Atualizada às 14h37min

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