Facções em Aquiraz: criminosos com poder de determinar execuções são presos

Operação teve 19 mandados de prisão cumpridos. Três dos presos tinham função, dentro da hierarquia das organizações criminosas, de autorizar ou barrar mortes de alvos do grupo

Três suspeitos apontados pela Polícia Civil do Ceará como responsáveis por determinar a morte de pessoas em Aquiraz, na Região Metropolitana de Fortaleza, foram presos. Dois seriam integrantes do Comando Vermelho (CV) e um deles da Guardiões do Estado (GDE).  

A operação ocorreu nos dias 7 e 8 de março e foi divulgada nesta segunda-feira, 11, durante coletiva de imprensa, no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), em Fortaleza. Os nomes dos presos não foram divulgados pela Polícia Civil.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Ao todo, foram cumpridos 19 mandados que resultaram em 17 prisões, sendo todos voltados a homicídios elucidados, a maioria deles relacionados a organizações criminosas e que foram registrados em 2023.  

Entre os casos, o delegado Ricardo Savolt, da Delegacia Metropolitana de Aquiraz, frisou que três prisões foram de pessoas que possuíam poder hierarquico dentro das respectivas facções. 

Há cinco pessoas pessoas que estavam presas mediante mandado de prisão preventiva, mas sem ser réus. Agora, com os mandados, eles estão presos como investigados pelos homicídios. Todos os alvos da operações possuem antecedentes criminais.  

O delegado pontua o aumento de homicídios em Aquiraz nos anos de 2020, 2021 e 2022 e afirma a localidade possuía uma média baixa de homicídios em relação a outros municípios da Região Metropolitana de Fortlaeza.

Diante das mortes, a Delegacia Geral criou o Núcleo de Homicídios em Aquiraz e o trabalho da especializada gerou a redução desses índices pela metade, entre 2022 e 2023, argumenta o delegado.  Conforme a autoridade policial, os dados não estão consolidados, mas deve ser o município com a maior redução de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) do Estado.

Para o delegado Ricardo, o fato de Aquiraz ser um território de litoral faz com que os traficantes almejem atuar naquela área, também com área rural. "É um município com pessoas de grande poder aquisitivo e o traficante procura isso", ressalta. 

Dentre os presos, os três chefes eram de organizações locais e possuíam o controle do tráfico de drogas e poder de determinação dos homicídios. As execuções por quais eles eram procurados são de pessoas da própria facção, de organizações rivais ou de pessoas que não necessariamente participavam do grupo, mas que descumpriam determinações ou desagradavam tais grupos. Informalmente, esse tipo de ação é chamada de "Tribunal do Crime".

Conforme a titular da delegacia de Aquiraz, com a extração de aparelhos celulares foi notado que três alvos da operação exerciam tal poder. "Existe aquele que pode autorizar determinados crimes na região e aquele que pode praticar. E com a investigação foi possível a gente ver quem eram esses alvos que tinham esse poder", ressalta. 

Todos os capturados foram encaminhados ao sistema penitenciário. 

Casos elucidados em Aquiraz

O delegado citou casos de repercussão que foram solucionados pelo núcleo de homicídios em Aquiraz, sendo um deles a morte da contadora Kaianne Bezerra Lima. A investigação apontou o companheiro da vítima como mentor do crime. 

O outro crime foi a morte do taxista José Eron Batista Rabelo, registrado em janeiro deste ano. O profissional foi sequestrado, morto e teve o corpo abandonado no próprio veículo, em uma estrada de Aquiraz. 


Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Segurança Pública Ceará facções criminosas no Ceará prisões e operações em Aquiraz

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar