Termo que viabiliza construção de novas vagas nos presídios deve ser assinado neste mês, diz Elmano

Previsão que sejam construídas 5 mil vagas em novas prisões até outubro deste ano, sendo duas unidades com 1,5 mil vagas cada na Região Metropolitana de Fortaleza e no uma com 1 mil no Interior

14:32 | Jan. 14, 2026

Por: Mirla Nobre
Governador Elmano de Freitas entrega equipamentos à Polícia Penal (foto: Samuel Setubal)

Um termo que viabiliza a contratação de empresas para a construção das 5 mil novas vagas no sistema prisional do Ceará deve ser assinado até o fim deste mês.

A informação foi dada pelo governador do Estado, Elmano de Freitas (PT), durante a entrega de 3,3 mil equipamentos à Polícia Penal, na sede da base do Grupo de Ações Penitenciárias (GAP), em Aquiraz, na manhã desta quarta-feira, 14.

Leia Mais | Navio onde foram encontradas 10 toneladas de cocaína fez escala no CE

A previsão para conclusão das novas é até outubro deste ano, conforme anunciou o chefe do Executivo ao O POVO em publicação passada. Serão dois presídios com 1,5 mil vagas na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) e um de 1 mil vagas no Interior. A previsão é que as obras sejam iniciadas pelas unidades prisionais da Grande Fortaleza.

De acordo com Elmano, a construção das novas vagas também implicará em mais concurso para Polícia Penal.

“Nós estamos aumentando o número de prisões e precisamos ter número de vagas do sistema prisional com profissionais capacitados, preparados e com condições de trabalho para realizar seus para realizar a sua a sua missão”, disse.

O secretário da Administração Penitenciária (SAP), Mauro Albuquerque, informou que o processo de preparação do chamamento de empresas já está em andamento para viabilizar a implementação de uma técnica de construção que permitirá a entrega de uma unidade prisional em um ano.

Elmano afirmou que a construção dos presídios será de forma modulada para que as construções das 5 mil vagas sejam concluídas em meses.

O anúncio foi feio após o Estado apresentar estado de emergência na superlotação das unidades. Atualmente, são cerca de 25 mil presos no Estado para 17,8 mil vagas.

Leia Mais | O que esperar da iminente hegemonia do CV na guerra de facções de Fortaleza?

Na sede do Gap, foram entregues 3.320 equipamentos, que incluem 2.563 spray de pimenta, 86 capacetes balísticos, 25 arma de eletrochoque não letal, o taser, 146 máscaras anti tumulto, 500 placas balísticas para coletes masculinos e femininos.

Além disso, duas motocicletas para acompanhamento tático, seis novas viaturas e um novo canil. Com a nova entrega, chega a 45,7 mil equipamentos entregues desde 2023.