Caridade vê Santo Antônio "criar cabeça" e renova fé e esperança no turismo religioso
Caridade, a cidade do "santo sem cabeça", concluiu a instalação da peça na estátua gigante de Santo Antônio, após 39 anos
De praticamente qualquer ponto de Caridade, a 97,8 km de Fortaleza, e também para quem trafega pela BR-020 na altura do Município, é possível avistar a estátua de Santo Antônio. Agora, finalmente, com a cabeça no lugar.
Na última segunda-feira, 15, após uma obra iniciada há 39 anos, a peça foi finalmente içada e instalada no corpo da imagem.
LEIA TAMBÉM | Cabeça do Santo Antônio é fixada em Caridade após 40 anos de espera
A novidade foi recebida com emoção e celebração pelos moradores. Para muitos, simbolizou o fim do estigma da cidade do “santo sem cabeça”, renovação da fé e esperança de fortalecimento do turismo e da economia de uma pequenina cidade com menos de 17 mil habitantes.
Conforme a Prefeitura de Caridade, a previsão é que a estátua seja concluída a tempo para os festejos de Santo Antônio, em junho de 2026.
A construção da estátua gigante de Santo Antônio começou em 1984, mas foi abandonada dois anos depois por falta de recursos. O abandono deu origem a uma situação inusitada: o corpo da imagem permaneceu no alto do morro, enquanto a cabeça ficou a cerca de três quilômetros de distância, hoje ocupando parte de uma rua e o terraço de uma casa.
Conforme reportagem publicada pelo O POVO em maio de 2025, a construção da estátua foi retomada em 2021 e a antiga estrutura foi demolida.
Com investimento de quase R$ 11 milhões, em pelo menos três contratos, por licitação, as obras tinham previsão de entrega para 2022. Contudo, os trabalhos enfrentaram novas interrupções, sendo a última fase ativa registrada em junho de 2024.
Na quinta-feira passada, 18, dois guindastes atuavam em colocar outras partes da escultura. Mesmo em meio às obras, a professora Maria das Dores, 60, subiu de moto ao alto do Serrote do Cágado apenas para acompanhar, de mais perto, a construção da nova estátua. Diante da imagem, o olhar dela se demorava em emoção de ver um sonho coletivo parecer cada vez mais perto de se concretizar.
“Ah, é uma felicidade muito grande, né? Foi um sonho que ‘desmoronou’ e agora, vendo ela sendo construída novamente, reativou novamente a esperança do nosso povo", diz Maria, devota da Santo Antônio.
Segundo ela, a perspectiva de uma nova estátua completa fortalece o município em mais de um sentido. “Pela nossa devoção e também pelo turismo que vai ficar na nossa cidade, que antes era desacreditada. A minha fé, por exemplo, só aumenta cada vez mais”.
No local, o escultor cearense Markus Moura, responsável pelo projeto, explicou que a imagem de Santo Antônio é formada a partir de uma estrutura em concreto armado, posteriormente revestida com vergalhões para dar forma à escultura. A estátua terá cerca de 36 metros de altura.
A representação trará o Santo segurando o Menino Jesus, que estará sentado sobre uma Bíblia fechada. Do lado direito da estátua, estarão lírios, flor símbolo de Santo Antônio, e um terço. A base do monumento já foi concluída e funcionará como espaço cultural, incluindo uma área de museu e a vista para a antiga estrutura do Santo.
A imagem está dentro de um complexo que abrange uma área de cerca de 4,4 mil m². O espaço contará com mirante, capela, áreas comerciais, pátio, calçadão arborizado e acessos com escadas e rampas. Também está previsto um estacionamento para visitantes.
“As pessoas receberam a notícia, literalmente, com fogos de artifício”, relata o pároco Felipe Calisto Martins, 33. “No dia em que a cabeça foi colocada, a Cidade praticamente parou. Era algo que, infelizmente, muitos já estavam desacreditando por causa do tempo. Houve muita felicidade por ver esse sonho sendo realizado e por tirar essa marca de ‘cidade do santo sem cabeça’.”
A expectativa agora se concentra no calendário religioso do Município. “De 1º a 13 de julho, nós temos os festejos de Santo Antônio aqui. Se a imagem estiver pronta até lá, e é isso que nós esperamos, vai ser uma festa marcante para a Cidade”, disse.
“Santo Antônio em Caridade é algo muito festejado. As pessoas aqui são muito religiosas. Com a imagem de Santo Antônio, a fé das pessoas vai se renovar ainda mais. As pessoas vão se reconhecer naquela imagem”, afirmou o padre.
Leia mais
O morador Pedro Ferreira da Silva, 75, guarda uma relação direta com a história da imagem de Santo Antônio de Caridade. O terreno onde a estátua está sendo erguida pertenceu a seu pai, que o vendeu à Prefeitura nos anos 1980. “O pessoal só falava ‘santo sem cabeça’. Agora, se Deus quiser, Caridade não vai mais ser conhecida assim. Vai ser a cidade de Santo Antônio vitorioso”, diz.
População espera que estátua alavanque economia do município
Segundo o pároco Felipe Calisto Martins, a estátua também deve impulsionar o turismo religioso e a economia local.
“Pela novidade e também pela localização. Estamos próximos de outras cidades de romaria, como Canindé. Quem passa pela BR-020 pode vir até aqui visitar. Isso envolve todo o comércio da Cidade, porque os moradores se preparam para receber os romeiros, com vendas, serviços, tudo o que a cidade oferece”, explicou.
Moradora em frente ao início da ladeira que dá acesso ao alto do Serrote, Lili Lima, 33, acompanhou de perto as idas e vindas das obras da estátua de Santo Antônio. Desempregados, ela e o marido Valdemir veem na construção uma chance de melhorar de vida.
“Pretendo vender tercinhos, refrigerante, água. Aproveitar que agora, na frente de casa, surgiu uma oportunidade de renda, de trabalho”, afirmou.
Outra obra religiosa em construção no Ceará é o complexo da Beata Benigna, em Santana do Cariri, com previsão de entrega em 2026. Em setembro deste ano, foi concluída a primeira etapa do complexo de São Francisco, em Canindé.
Somados aos investimentos no complexo de Santo Antônio, os três projetos recebem cerca de R$ 40 milhões do Governo do Estado.
LEIA TAMBÉM | Por que pessoas são consideradas santas mesmo sem reconhecimento oficial da Igreja?
Cabeça do santo continuará a descansar na rua 102
O "santo sem cabeça" deu fama nacional a Caridade e impulsionou até uma obra de ficção. O livro "A cabeça do santo", da cearense Socorro Accioli, foi publicado em 2014 pela Companhia das Letras. Uma adaptação cinematográfica da produção de Accioli foi anunciada em 2023.
Enquanto isso, o crânio gigante da vida real permanece dentro do terraço da casa 25, rua 102 do bairro Conjunto Industrial, onde dona Antônia Cilda mora. Com normalidade, ela conta que comprou a casa há cerca de 12 anos, já com a estátua dentro.
Ela explica que é comum visitantes baterem em sua porta para conhecer a cabeça oca retratada nas páginas de Socorro Acioli. “Ela já está muito deteriorada. Por isso decidiram fazer outra pra botar na nova estátua. Agora que colocaram a nova cabeça, tem mais gente vindo para cá, tiram fotos. Está todo mundo muito animado”.