Relíquia de São Carlo Acutis será exibida em missa na Paróquia Cristo Rei, em Fortaleza
Relíquia ficará disponível para veneração após a missa, oferecendo aos fiéis momentos de oração e reflexão sobre a vida e exemplo de Carlo Acutis
A Paróquia Cristo Rei, localizada no Centro de Fortaleza, realiza neste sábado, 11, às 17h, uma Santa Missa marcada por uma ocasião rara de devoção: a presença da relíquia de São Carlo Acutis, jovem santo recentemente canonizado.
A presença do relicário durante a celebração eucarística oferece aos fiéis a oportunidade de se aproximar do exemplo de fé e dedicação do novo santo, transformando a missa em um momento de reflexão espiritual e inspiração pessoal.
Após a missa, a relíquia permanecerá exposta na igreja até as 19h, permitindo que os fiéis participem de momentos individuais de oração e veneração.
A iniciativa reforça a tradição de devoção aos santos e busca inspirar a comunidade a seguir o exemplo de Carlo Acutis, conhecido por unir fé e modernidade, especialmente por seu trabalho na divulgação de milagres eucarísticos por meios digitais.
Leia mais
Relíquia e canonização
Carlo Acutis foi canonizado em 7 de setembro de 2025 pelo papa Leão XIV, em cerimônia realizada no Vaticano.
Sua canonização se deu após a confirmação de dois milagres atribuídos à sua intercessão — um no Brasil e outro na Costa Rica.
O primeiro envolveu a recuperação inexplicável de um menino no Brasil, diagnosticado com uma doença rara e grave, enquanto o segundo ocorreu na Costa Rica, quando uma gestante enfrentava complicações que colocavam em risco sua vida e a do bebê, mas ambos sobreviveram de forma considerada milagrosa.
Os casos foram avaliados por comissões médicas e teológicas do Vaticano antes de serem oficialmente reconhecidos, tornando possível a elevação de Carlo à santidade.
Antes disso, Carlo havia sido beatificado em 2020.
É frequentemente reconhecido por seu empenho em unir fé e modernidade, especialmente por criar um site para catalogar milagres eucarísticos.
Peregrinações da relíquia
A relíquia de primeiro grau de São Carlo Acutis chegou à Arquidiocese de Fortaleza em 15 de março de 2025, durante a Catequese Jubilar para Juventudes promovida pelo Setor Juventude (Sejaf).
Composta por dois fios de cabelo do jovem santo, a relíquia iniciou uma peregrinação pelas nove regiões episcopais da arquidiocese, passando por diversas paróquias e comunidades. A visita à Paróquia Cristo Rei, no Centro de Fortaleza, neste sábado, 11 de outubro, integra essa peregrinação e permitirá aos fiéis participar da Santa Missa com a presença do relicário, seguida de momentos de oração e veneração até as 19h.
A paróquia divulgará para o público os detalhes de acesso para visitação e veneração da relíquia durante o evento.
Serviço
Exposição da relíquia de São Carlo Acutis
Sábado, 11 de outubro, às 17h
Paróquia Cristo Rei (rua Nogueira Acioli, 805, Centro - Fortaleza)
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente