Nova queima de fogos convocada por facção é registrada na Grande Fortaleza

Foguetório desta terça foi convocado pelo Terceiro Comando Puro (TCP), facção criminosa ao qual diversos integrantes da Guardiões do Estado aderiram

19:57 | Set. 16, 2025

Por: Lucas Barbosa
Queima de fogos convocada pelo TCP foi registrada em Fortaleza em bairros como Barra do Ceará, Barroso, Jangurussu, José Walter, Mondubim, Passaré e Sapiranga. (foto: Reprodução/Redes Sociais)

Uma nova queima de fogos generalizada ocorreu na noite desta terça-feira, 16, em diversos pontos da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Após um intenso foguetório ser registrado na noite de segunda-feira, 15, por ordens da facção criminosa Comando Vermelho (CV), nesta terça, foi a vez do Terceiro Comando Puro (TCP) convocar manifestação semelhante.

O POVO apurou que houve registros de queimas de fogo em Fortaleza em bairros como Barra do Ceará, Barroso, Jangurussu, José Walter, Mondubim, Passaré e Sapiranga. Também ocorreu foguetório em municípios como Maracanaú e Caucaia, na RMF.

Às 20h45min, o governador Elmano de Freitas anunciou, em suas redes sociais, que mais de 50 pessoas foram presas já nesta noite de terça suspeitas de envolvimento com a queima de fogos.

Como O POVO mostrou mais cedo, parte dos integrantes da Guardiões do Estado (GDE) decidiram se aliar ao TCP para continuar a rivalidade com o CV. Na noite de segunda, os fogos de artifício celebravam a chegada do CV em regiões como a do Vicente Pinzón e da comunidade do Lagamar, localizada no bairro São João do Tauape.

Dezenove pessoas, entre adultos e adolescentes, foram capturados nessa segunda pelas Forças de Segurança do Estado, conforme afirmou a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

As ações policiais ainda resultaram na apreensão de fogos de artifício, armas de fogo e celulares. 

Confira vídeo registrando parte do foguetório em Fortaleza

 

Atualizado às 21 horas