Pequenas manchas de óleo são identificadas em praias do Ceará
Substância foi encontrada de forma pontual em praias situadas nos municípios de Icapuí e Beberibe
Pequenas manchas de óleo foram identificadas no litoral do Ceará neste ano de 2025. De acordo com informações do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a substância foi encontrada de forma pontual em praias situadas nos municípios de Icapuí e Beberibe.
LEIA TAMBÉM | Mar em avanço: Ceará tem 20 municípios com pontos sob erosão crítica
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Órgão não informou os trechos onde óleo foi observado, mas ressaltou que o aparecimento pontual de manchas do tipo, em quantidade pequena, "ocorre nas praias brasileiras há anos, por diversos fatores".
"No entanto, com o evento de aparecimento de manchas de origem desconhecida em 2019, especialistas apontam que é provável que, nos dez anos seguintes ao evento, possam aparecer esporadicamente manchas nas praias afetadas naquele ano", destaca ainda a entidade ambiental.
Naquele ano, substâncias do tipo afetaram pelo menos 113 pontos do litoral cearense. Mais de 70 tartarugas chegaram a morrer em consequência do óleo em toda a região.
Ibama prepara equipes de resposta e limpeza de praias
Ainda de acordo com Ibama, órgão tem trabalhado na "preparação de equipes de resposta e limpeza de praias dos órgãos estaduais e municipais da região afetada pelo óleo, por meio do Projeto de Preparação para Resposta a Derramamento de Óleo no Litoral Brasileiro".
"Além desse projeto, há uma aeronave equipada com radares e sensores que realiza o monitoramento marítimo para detecção de manchas de óleo no mar, visando direcionar ações de resposta, em caso de detecção", explica entidade.