Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Sobe para 115 o total de pontos de praia impactados por óleo no Nordeste

São 55 municípios impactados espalhados em oito estados do Nordeste
11:25 | Out. 02, 2019
Autor O Povo
Foto do autor
O Povo Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Em balanço divulgado nessa terça-feira, 1º, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) informa que subiu para 115 o total de pontos de praias do Nordeste com manchas de óleo. Até domingo, 29 de setembro, eram 113. No Ceará, nove praias foram afetadas pelo derramamento da substância.

Entre levantamentos oficiais do órgão e de outros institutos ligados à preservação ambiental, são mais 70 tartarugas mortas em consequência do óleo em toda a região.

O monitoramento do Ibama nas praias nordestinas ocorre desde o dia 2 de setembro. A quantidade de locais afetados cresce a cada boletim. São 55 municípios impactados espalhados em oito estados - apenas a Bahia não registra localidades afetadas.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Pelo menos 26 pontos já estão livres de óleo, de acordo com o boletim. Eles foram naturalmente limpos pela maré ou por ações planejadas. Nesse fim de semana, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) recolheu 500 litros de óleo de praias do Ceará durante operação.

LEIA TAMBÉM | 500 litros de óleo são recolhidos em praias do Ceará no fim de semana

LEIA TAMBÉM | Mais de 70 tartarugas mortas no litoral do Nordeste

O óleo que atinge as praias tem a mesma origem, segundo o instituto. No entanto, a Petrobras afirma que a substância não foi produzida por ela. As manchas afetaram a balneabilidade de sete praias do Ceará. São cinco no Litoral Oeste: Cumbuco (Caucaia), Taíba (São Gonçalo do Amarante), Paracuru (Paracuru), Flecheiras (Trairi) e Mundaú (Trairi). E duas no Litoral Leste: Porto das Dunas (Aquiraz) e Pontal de Maceió (Fortim). Elas não estão próprias para banho.

Petróleo encontrado na areia da praia de Guajiru, em Trairi, no Ceará
Petróleo encontrado na areia da praia de Guajiru, em Trairi, no Ceará (Foto: THAIS HELENA / ACERVO CEARÃ. / TRAIRI)

Confira as praias do Ceará afetadas pelo óleo, segundo o Ibama

Lagoinha - Paraipaba

Sabiaguaba - Fortaleza

Malhada - Jijoca de Jericoacoara

Morro Branco - Beberibe

Barra de Sucatinga - Beberibe

Praia de Taíba - São Gonçalo do Amarante

Praia do Paracuru - Paracuru

Praia da Prainha - Aquiraz

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar