Sedih realiza semana comemorativa em alusão ao Dia Internacional dos Direitos Humanos
A programação segue até o dia 10 de dezembro, com rodas de conversa, atividades de lazer, seminários informativos e maisCom o tema “Ceará Mais Humano", a Secretaria dos Direitos Humanos (Sedih) promove a Semana dos Direitos Humanos. O evento teve início nessa terça-feira, 3, e segue até o dia 10 de dezembro, data oficial da comemoração.
A programação do evento conta com várias atividades de inclusão e workshops. Entre as realizações estão rodas de conversa com paratletas, atividades de lazer a pessoas idosas, com deficiência ou mobilidade reduzida, seminário formativo para atendimento em casos de racismo, entre outros.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
A atividade “O mar é para todos” estava prevista para acontecer nesta quarta-feira, 4, porém, com as fortes chuvas pela manhã, o evento teve de ser cancelado e não tem uma previsão de acontecer dentro da programação. A Sedih informou ao O POVO que “a programação até o dia 10 está completa”.
Nesta quinta-feira, 5, a programação segue com duas edições do “Cine Debate - Cuidar dos Mais Jovens é Proteger o Futuro”, com jovens da Casa da Juventude Cearense (Caju), da Secretaria da Juventude do Ceará (Sejuv).
A iniciativa visa abordar o enfrentamento à violência sexual infantil com a exibição do curta-metragem “O silêncio de Lara”, seguido por um debate acerca da temática. O cine acontece nos bairros Genibaú e Messejana, nos períodos da manhã e tarde, respectivamente, e são direcionados a um público alvo. O "Seminário Formativo para Atendimento em Casos de Racismo" é direcionado ao público interno.
LEIA TAMBÉM | Fortaleza tem diversos semáforos apagados após chuvas na manhã desta quarta; veja pontos
Leia mais
"Afirmação da igualdade, liberdade e dignidade humana"
Ao O POVO, a titular da Sedih Socorro França, explicou que o tema deste ano é resultado de uma programação plural, que contempla uma série de temas trabalhados na Sedih. “Estamos buscando aproximar a população do que os Direitos Humanos verdadeiramente representam, que é a afirmação da igualdade, liberdade e dignidade humana”.
“Queremos relembrar que o Ceará é um Estado vanguardista no respeito à dignidade humana e que juntos podemos olhar para as necessidades de cada indivíduo para que todos possam viver livre de violências”.
Socorro conta que com a temática deste ano, a perspectiva é de “humanizar este país, a começar pelo nosso Estado”. “Trazemos o ser humano para o centro das discussões e das ações, como protagonista das políticas públicas que são construídas no Ceará”.
Para políticas públicas futuras, a secretária informou que a atuação no interior do Estado deverá ser ampliada, com “serviços prestados diretamente em municípios de diferentes regiões. Nossa missão é seguir servindo à população”, finaliza.
No segundo semestre deste ano, foram entregues duas unidades do Posto Avançado de Atendimento Humanizado ao Migrante: uma na Rodoviária de Fortaleza e outra no Aeroporto de Fortaleza.
Serviço - Semana dos Direitos Humanos
Aberto ao público
Cine Debate – Cuidar dos Mais Jovens é Proteger o Futuro (direcionado a público alvo)
Quando: 5/12, das 14 às 17 horas
Onde: av. Washington Soares, 8130, Messejana. Caju Messejana. Fortaleza (CE)
Fórum da Pessoa Idosa – Cariri
Quando: 6/12, das 8 às 12 horas
Onde: av. Padre Cícero 2830, Crajubar, Juazeiro do Norte. Auditório da Unileão do Campus Crajubar. Juazeiro do Norte (CE)
Workshop Diálogos Transformadores em Justiça Restaurativa e Direitos Humanos (direcionado a público alvo)
Quando: 6/12, das 8 às 12 horas
Onde: rua Ramires Maranhão do Vale, 70, Edson Queiroz. Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (Esmec). Fortaleza (CE)
Seminário Formativo para Atendimento em Casos de Racismo (direcionado ao público interno)
Quando: 9/12, das 8 às 12 horas
Onde: rua Valdetário Mota, 970, Papicu. Auditório da Secretaria dos Direitos Humanos. Fortaleza (CE)
Por um Ceará mais Humano – Celebração do Dia dos Direitos Humanos
Quando: 10/12, às 15 horas
Onde: rua Silva Paulet, 400, Meireles. Galeria do Palácio da Abolição. Fortaleza (CE)