Advogada que atuava para integrantes de organizações criminosas é presa por liderar em facção
A mulher atuava como advogada e chefiava organização criminosa ao mesmo tempo. Ela assumiu o comando da facção após o marido ser preso
Uma operação denominada de “New Village” foi deflagrada na manhã desta quinta-feira, 27, e prendeu cinco mulheres. Também foram cumpridos dois mandados de prisão contra dois homens que já estavam presos. Foram apreendidos drogas e celulares e contas bancárias foram bloqueadas. A ação ostensiva foi realizada pela Delegacia Regional de Tianguá com o apoio do Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (Draco).
Das cinco mulheres que foram presas, três foram capturadas em Fortaleza e outras duas em Ubajara. Uma das mulheres presas em Fortaleza é advogada e chefe de facção, ela teria assumido o comando da organização criminosa após o marido dela ter sido preso. De acordo com o delegado Marcos Aurélio, diretor de Polícia Judiciária do interior norte do Estado do Ceará, ela representava os faccionados judicialmente.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Dos dois homens que estavam presos e tiveram em seu desfavor mais mandados de prisão, um deles é esposo da advogada e ex-chefe de facção.
“Durante as investigações, nós conseguimos elementos de prova de que ela não era somente advogada, mas que ela tinha assumido o papel do esposo dela de chefe de facção que estava preso”, conta Marco Aurélio. Segundo o delegado, a criminosa tinha atuação direta na função de organizar a traficância de entorpecentes e também definia e dava ordens para executar rivais.
Uma mulher que foi capturada em Ubajara foi autuada por tráfico de drogas. Ao O POVO, o delegado Marco Aurélio contou que as investigações sobre essa operação começaram ano passado, em 2023, quando celulares de integrantes de organizações criminosas foram apreendidos e a Polícia entrou com pedido judicial para acessar informações que estavam no aparelho celular.
As investigações foram realizadas pelo Núcleo de Inteligência Avançada de Tianguá. De acordo com o delegado, foi uma surpresa para os investigadores, a advogada que representava judicialmente alguns integrantes de organização criminosa ser a chefe de uma organização criminosa de origem carioca. O delegado revelou que a operação “New Village” continua em diligências.
A nomenclatura de “New Village” foi adotada pela Polícia Civil do Ceará (PCCE) em decorrência da localidade do foco mandado que foram cumpridos.