Especial Anuário do Ceará 2024-2025: secretária da Saúde é a primeira entrevistada

Tânia Mara Coelho faz análise do mapa da saúde do Estado, com foco nos municípios do Interior. Programa estreia na tarde desta segunda-feira, 10, no Canal FDR

O Programa Especial Anuário do Ceará 2024-2025 estreia às 15 horas desta segunda-feira, 10, no Canal FDR (fdr.org.br/canalfdr). A secretária da Saúde do Ceará (Sesa), Tânia Mara Coelho, é a primeira entrevistada e analisa o mapa da saúde do Estado, com foco nos municípios do Interior. A apresentação é do editor-geral do Anuário, Jocélio Leal.

No programa, ela destaca que é preciso descentralizar os serviços de alta complexidade por meio da criação de mais hospitais regionais, policlínicas e centros de especialidades oconlógicos regionais, com foco na atenção primária.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Conforme Tânia, um grande passo da gestão está sendo a articulação com os 184 municípios cearenses para entender quais os vazios de cada região. 

Outro ponto destacado é a falta de atendimento à traumatologia. Na visão da secretária, "não se faz saúde sem educação". Por isso, em parceria com a Secretaria da Educação do Ceará (Seduc-CE), o governo trabalha para a conscientização no trânsito a fim de reduzir acidentes. 

Ao tocar no tópico de concursos públicos destinados aos profissionais da saúde, Tânia relembra que agora as convocações passaram a ser estatutários, tendo as mesmas regras do servidor comum. Aborda, também, sobre a carência de médicos atuando em hospitais públicos ao mesmo tempo que o Ceará forma muitos médicos. Para sanar esta ausência, ela afirma que é "importante que tenhamos residência médica especializada no Interior".

Sobre o contexto pós-pandemia, além da evolução das consultas de telemedicinia e teleconsulta, Tânia destacou a crescente de pacientes com diagnóstico tardio de câncer. 

No fim da conversa, Tânia sublinha ainda a importância de discutir amplamente dados referentes às infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), aumentar o número de campanhas para além do HIV. E sobre a adesão de novas campanhas de vacinação da Covid-19 e Influenza, haja vista que os indicadores decaíram nos anos anteriores.

Serviço

Especial Anuário do Ceará 2024-2025

Quando: Segunda-feira, 10/6, às 15 horas, com reprise na terça, 11/6, às 8 horas

Canal FDR: 48.1 (sinal digital aberto); 23 (sinal fechado - Multiplay); NET 24 (SD) e 523 (HD); 138 (Brisanet)

Anuário do Ceará


Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Programa Anuário do Ceará 2024-2025 saúde Ceará Tânia Mara Coelho Sesa cirurgias alta complexidade Atenção Primária

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar