Spaece 2023: 97% das crianças no 2º ano do ensino fundamental foram alfabetizadas no Ceará
O Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Estado do Ceará (Spaece) avaliou 100% dos estudantes no 2º, 5º e 9º anos do ensino fundamental da rede pública municipal
Em 2023, 97,1% das crianças cearenses matriculadas no 2º ano do ensino fundamental foram alfabetizadas no Ceará. Os dados divulgados no início da tarde desta segunda-feira, 27, são do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Estado do Ceará (Spaece).
Mais de 285 mil alunos distribuídos em 3.695 escolas foram avaliados — ou seja, 100% dos estudantes no 2º, 5º e 9º anos do ensino fundamental da rede pública municipal, conforme a Secretaria da Educação do Estado (Seduc).
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Em 2023 os trabalhos tiveram início com uma avaliação formativa, denominada Avalie CE, que é realizada em parceria com os municípios do Estado. Segundo a Secretaria de Educação, a avaliação tem “o intuito de identificar as necessidades educacionais específicas dos estudantes”.
Segundo a Secretaria, a partir destes dados e por meio do Programa Aprendizagem na Idade Certa (PAIC), são elaboradas estratégias focadas na recomposição das aprendizagens.
Os dados da avaliação da aprendizagem da língua portuguesa mostram que, no 2º ano do fundamental, houve uma evolução nos números a partir da primeira medição, em 2007. Sendo esta a série em melhor situação entre as três avaliadas. Os números revelam que a avaliação obteve melhoras nos resultados, porém a pandemia de covid-19 impactou o aprendizado das crianças.
No primeiro ano da avaliação, em 2007, a média obtida no estado foi considerada ruim, de 121,53, em 2023 porém a média da avaliação foi de 219,36, o que representa quase cem pontos de aumento.
De acordo com as informações divulgadas pela secretaria de educação, 91,8% das crianças do estado foram alfabetizadas de forma desejável, e 5,3% de forma satisfatória, dados que juntos perfazem o número de 97% apresentado pela Seduc. Em 2007, ano que a Secretaira começou a avaliação, 39,8% das crianças eram alfabetizadas corretamente no término do 2º ano do fundamental.
Nas séries do 5º e 9º ano, a secretaria também mediu o desempenho dos estudantes em matemática, além da língua portuguesa. Os dados mostram uma melhora em ambas as disciplinas e em ambas as séries, porém mais tímidas que os números do 2º ano. No 5º ano, 63,8% dos alunos tiveram desempenho desejável, 22,7% satisfatório, e 13,5% apresentaram desempenho crítico ou muito crítico na avaliação da língua portuguesa.
Na avaliação de matemática, o 5º ano teve 48,4% de desempenho desejável, 27,5% de desempenho satisfatório e 24,1% de crítico ou muito crítico. Já o 9º ano do fundamental tem 29,1% dos estudantes em nível desejável, e 36,1% em nível satisfatório em língua portuguesa, e 34,7% em níveis inferiores ao satisfatório. Em matemática 58,6 % dos estudantes apresentam desempenho ruim, entre crítico e muito crítico, e 41,4% apresentam desempenho desejável ou satisfatório.
Os mapas das microrregiões mostram que a situação dos municípios podem ser distintas entre as séries avaliadas. Alguns municípios apresentam uma situação crítica, mas segundo a apresentação da secretaria, nenhum deles está em situação muito crítica.
Em relação ao 5º ano, segundo a Seduc, 6,9% dos alunos eram bem avaliados em língua portuguesa, em 2023 esse número é de 63,8%. Já em matemática o número passou de 3,6% para 48,4%. Já no último ano do fundamental (9º ano), os percentuais passaram de 2,5% para 29,1% em língua portuguesa e de 1% para 18,9% em matemática.
Eliana Estrela, secretária de Educação do Estado ressalta que “esses resultados não falam por si só, mas fazem parte de todo um trabalho desenvolvido ao longo dos anos, no chão da sala de aula”.