Estudantes da UFC Quixadá denunciam comida insalubre em RU

As reclamações incluem imagens de insetos e larvas na comida. Universidade emitiu comunicado informando providências

“Por favor, nos ajude divulgando isso”, demanda estudante do campus da Universidade Federal do Ceará (UFC) em Quixadá.

A mensagem, enviada ao perfil “ufcordinaria” no Instagram, denuncia práticas de insalubridade no Restaurante Universitário (RU) do interior do Estado.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

CLIQUE AQUI para seguir o novo canal com as últimas Notícias do O POVO no WhatsApp

Os envios, publicados três dias atrás na rede social, manifestam críticas à empresa fornecedora do RU, incluindo falta de comida.

“Os alunos precisam esperar na fila por mais de duas horas pra conseguir comer”, diz uma das denunciantes em captura de tela.

A alimentação é descrita como “praticamente insalubre”, com relatos que afirmam a presença de pedra, larvas, ovos de mosca e pedaço de plástico na comida fornecida aos estudantes.

Em nota, a UFC declara “estar ciente das preocupações levantadas pela comunidade acadêmica” e, desde a identificação dos problemas, já tomou ações concretas para a sua resolução.

Entre as medidas cabíveis adicionadas está o desconto financeiro da empresa responsável pelo fornecimento das refeições.

A companhia foi notificada “e sofreu desconto de valores referentes a notas fiscais de pagamentos em decorrência das falhas no serviço”.

Comida insalubre em RU: estudantes da UFC em Quixadá iniciaram a denúncia

"Já não como mais no RU há um tempo devido a isso (insalubridade). Tem colegas que já passaram mal ou foram à UPA por causa dessas coisas na comida", revela estudante do campus ao O POVO.

"Infelizmente muita gente depende do RU pra continuar ali por virem de outras cidades", complementa.

De acordo com a fonte, que preferiu não ser identificada, os alunos não tiveram mais uma "empresa decente" desde o retorno às aulas presenciais.

"Teve uma melhora depois de algumas reuniões da gestão, mas semana passada voltou a aparecer essas coisas com bem mais frequência", diz. 

No perfil “UFC Ordinária”, que possui conteúdos majoritariamente humorísticos, as capturas de tela de diversos estudantes incluíam imagens de insetos e larvas.

Na legenda, o campus de Quixadá e o reitor da universidade federal, Custódio Almeida, foram citados.

Os comentários mantiveram o tom crítico da página, citando a necessidade de denúncia aos órgãos de vigilância sanitária. “Isso é passível de encerramento de serviço!”, afirma um usuário.

Comida insalubre em RU: confira nota da UFC

Veja nota na íntegra da Universidade Federal do Ceará (UFC) sobre as denúncias de insalubridade no campus de Quixadá.

A Universidade Federal do Ceará vem a público esclarecer as recentes denúncias referentes a falhas na qualidade do serviço do Restaurante Universitário (RU) do Campus de Quixadá. Estamos cientes das preocupações levantadas pela comunidade acadêmica e, desde a identificação dos problemas, tomamos ações concretas para resolvê-los e para assegurar a melhoria dos serviços oferecidos aos nossos estudantes.

O fornecimento de refeições é realizado por uma empresa contratada pela UFC, a partir de processo licitatório, e todas as intercorrências verificadas ao longo da prestação do serviço têm sido devidamente registradas e notificadas pela UFC, tal qual previsto em contrato. Na prática, já foram acionadas as seguintes medidas cabíveis:

1) desconto financeiro: a empresa responsável pelo fornecimento das refeições ao RU de Quixadá foi notificada e sofreu desconto de valores referentes a notas fiscais de pagamentos em decorrência das falhas no serviço. Essa penalização visa responsabilizar a empresa pelo não cumprimento dos padrões de qualidade estabelecidos em contrato;

2) processo de sanção administrativa: paralelamente foi instaurado um processo de sanção administrativa contra a empresa, visando apurar as irregularidades e aplicar outras medidas sancionatórias previstas em contrato.

Entendemos que a alimentação é parte crucial da experiência universitária e temos consciência de que os estudantes dependem de refeições adequadas para o bom desempenho acadêmico. Estamos comprometidos incansavelmente em assegurar que essas falhas de qualidade sejam superadas e que o RU de Quixadá possa atender plenamente às necessidades de nossa comunidade acadêmica.

Por fim, lamentamos os incidentes e reafirmamos que continuaremos a monitorar de perto a situação e a tomar todas as medidas necessárias para garantir a qualidade do serviço de alimentação do RU de Quixadá.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

ru ufc quixada comida insalubre ufc ufc ufc denuncia

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar