Veja a previsão do tempo durante eclipse anular em Fortaleza e regiões do Ceará
Segundo a Funceme, não há previsão de chuva para o Estado e que a nebulosiade não deve atrapalhar a visualização do eclipse solar
14:30 | Out. 14, 2023
A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) disse que o céu de Fortaleza pode apresentar “condições de nebulosidade” durante o eclipse solar previsto para este sábado, 14.
Leia mais | Eclipse solar anular: saiba onde e como ver o fenômeno no Ceará neste sábado
O órgão esclareceu que não há previsão de chuva para o Ceará, mas que áreas do norte do Estado, incluindo Fortaleza deverão ter o céu mais encoberto. Ainda segundo o Funceme, a nebulosidade não deve atrapalhar a visualização do fenômeno. Para o Cariri, a previsão é de céu mais claro.
Leia mais | Eclipse solar: o que pode e não pode fazer no fenômeno; veja cuidados
Eclipse solar anular
O eclipse anular do sol está previsto para este sábado, 14, e poderá ser visto do Brasil. Na ocasião, a lua vai cobrir a maior parte do disco solar, deixando apenas um anel brilhante na borda. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) vai capturar as imagens do eclipse solar direto de Juazeiro do Norte, um dos locais mais favoráveis para acompanhar o fenômeno. Material será utilizado pela Nasa, que deve transmitir evento para o mundo.
O IFCE também vai enviar as gravações para o Observatório Nacional. Órgão, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), vai reunir as imagens capturadas em todo Brasil e transmitir ao vivo pelo YouTube, o que vai permitir que as pessoas acompanhem o "eclipse de forma remota e sem riscos". (Colaborou: Gabriela Almeida)
Transmissão do eclipse:
Onde: Canal do Observatório Nacional no Youtube
Leia mais
-
Saiba como ver o eclipse solar de maneira segura para os olhos
-
Nasa vai transmitir o eclipse solar anular com imagens gravadas pelo IFCE de Juazeiro do Norte
-
Veja os melhores horários para observar o eclipse neste sábado, 14
-
Lentes de proteção para eclipse em Fortaleza estão quase esgotadas; veja onde comprar