Morre o jornalista e professor José Anderson Sandes aos 68 anos
Sandes trabalhou por 28 anos como editor do caderno de cultura e variedades do jornal Diário do Nordeste. Desde 2010, ele compunha o corpo docente da Universidade Federal do Cariri (UFCA)O jornalista José Anderson Freire Sandes morreu na manhã desta segunda-feira, 11, aos 68 anos, vítima de um câncer no pulmão. Bacharel em Comunicação Social pelo Centro Universitário de Brasília, Sandes exerceu a profissão por mais de 40 anos, sendo os últimos 13 como docente do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Cariri (UFCA).
A maior parte da jornada dele na profissão foi dedicada à redação. Com interesses em história, cultura e memória, foi por 28 anos editor do caderno de cultura e variedades do jornal Diário do Nordeste. Era mestre em Letras pela Universidade Federal do Ceará (UFC).
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Na UFCA, esteve à frente das revistas Memórias Kariri, Bárbaras, Pequiá e Caracteres. Comandou o Mapeamento do Patrimônio Imaterial de Juazeiro do Norte, além de exercer o cargo de coordenador da comunicação institucional da UFCA entre 2013 e 2016.
Em nota, a UFCA lamentou o falecimento do professor e relembrou sua trajetória no jornalismo. “A Universidade Federal do Cariri (UFCA) expressa profundo pesar pelo falecimento do jornalista e docente da instituição José Anderson Freire Sandes. Professor Anderson dedicou boa parte da vida à prática do bom Jornalismo e ao ensino desta profissão vital para a manutenção da democracia no mundo”, destaca o trecho publicado no site da instituição.
Também em nota, o Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Sindijorce) prestou homenagem ao profissional. “Neste momento de grande tristeza, expressamos nossas mais sinceras condolências à família, aos amigos, aos companheiros de luta e aos alunos de José Anderson Freire Sandes”, diz o texto.
A despedida do professor Sandes está marcada para esta terça-feira, 12, no Jardim Metropolitano. O velório está marcado para às 8 horas da manhã, a missa será às 10 horas, e o sepultamento às 10h30min.