Após fortes chuvas, cinco municípios do Ceará decretam estado de emergência

O mais recente foi Guaramiranga, no maciço de Baturité

13:34 | Mar. 19, 2023

Três pessoas morreram em deslizamneto de terra após fortes chuvas em Aratuba. Outros quatro municípios do Ceará também decretaram estado de emergência (foto: FÁBIO LIMA)

Cinco municípios cearenses decretaram estado de emergência, nos últimos dias, por causa das fortes chuvas registradas no Estado. O mais recente foi Guaramiranga, no maciço de Baturité. Além de Guaramiranga, os prefeitos de Uruburetama, Itapipoca, Missão Velha e Aratuba também decretaram estado de emergência.

Nas últimas 24 horas, Uruburetama registrou chuvas de 150 milímetros (mm), a maior do Estado nas últimas 24 horas. Diversas localidades da cidade estão inacessíveis e sem acesso à energia elétrica e internet.

Em Guaramiranga, as chuvas registradas no último sábado, 18, alagaram diversos pontos da cidade. Já em Itapipoca, cerca de 400 pessoas que moram em áreas de risco foram orientadas a deixarem as próprias residências.

O prefeito de Aratuba, Joerly Vitor, assinou a decisão na última sexta-feira, 17. Na quinta-feira, 16, deslizamentos deixaram três mortos no município. Em uma residência, as vítimas foram uma mulher de 21 anos e o filho, de 2 anos. Em outra casa, uma criança de 9 anos perdeu a vida. Outras 45 pessoas tiveram que deixar suas casas.

Outro município cearense a decretar estado de emergência foi Missão Velha. A decisão foi tomada após as chuvas destruírem acessos a várias localidades da cidade.