UFC diz que animal encontrado em refeição de restaurante universitário é caso isolado

Reitor declarou que se reunirá com a direção do Campus para tomar providências em relação a empresa fornecedora do RU

Um aluno do curso de Engenharia de Computação, da Universidade Federal do Ceará (UFC), relatou ter encontrado uma rã morta em uma refeição oferecida pelo Restaurante Universitário, no Campus da UFC de Quixadá. O fato teria acontecido na última quinta-feira, 26. Em nota, divulgada nesta sexta-feira, 27, a instituição lamentou o ocorrido e afirmou tratar-se de um caso isolado.

Segundo a UFC, o ocorrido contraria as normas sanitárias exigidas pela Instituição, no que se refere ao fornecimento de refeições por empresas terceirizadas. O serviço de alimentação para estudantes e funcionários a preços acessíveis oferecido no Campus de Quixadá é realizado pela empresa Rápido. Na de hoje, o Núcleo de Atendimento Social (NAS) do Campus se reuniu com a equipe de nutrição do Restaurante Universitário.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

De acordo com a direção do NAS, a fiscalização do cumprimento do contrato com a empresa fornecedora de alimentos ao restaurante tem ocorrido regularmente. "Desde o princípio, a fiscalização tem ocorrido e inadequações foram apontadas. Temos cobrado à empresa para que o contrato seja cumprido de modo adequado", afirmou o professor Valdemir Queiroz, diretor do NAS.

A direção do Núcleo lamentou o ocorrido e afirmou se tratar de um caso isolado. "Diariamente, é realizada a avaliação sensorial das preparações, quando são observados aspectos como sabor, odor, aparência e consistência dos alimentos", explicou a UFC, em nota.

O reitor da UFC, Cândido Albuquerque, afirmou que inadequações sanitárias são inadmissíveis e que não serão tolerados atos que revelem negligência da empresa no atendimento aos alunos. O reitor declarou que irá se reunir com a direção do Campus de Quixadá para avaliar possíveis providências a serem tomadas em relação ao contrato com a fornecedora do RU do Campus.

Outras ocorrências

Em agosto de 2021, durante o período em que as aulas presenciais estavam suspensas, devido a pandemia, um caso semelhante foi reportado por estudantes que moravam nas residências da UFC. Na ocasião, um aluno encontrou um caramujo em sua refeição. Também foi reportado que, algumas vezes, os alimentos eram oferecidos estragados e com fungo.

Já em março deste ano, quando as aulas presenciais foram retomadas pela Instituição, estudantes relataram casos de comida estragada e de objetos encontrados nas refeições, como pedras, pedaços de madeira e plástico. Na época, foram registrados casos de intoxicação alimentar, em decorrência da situação, entres os estudantes.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

ufc segurança alimentar restaurante universitário restaurante universitário ufc aluno encontra rã ru

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar