Primeiro dia da segunda fase do vestibular da Uece ocorre neste domingo, 22

A Universidade Estadual do Ceará aplica hoje e nesta segunda, 23, as provas específicas e a Redação. A segunda fase é a última antes da entrada nos cursos

A segunda e última fase do vestibular da Universidade Estadual do Ceará (Uece) começou neste domingo, 22, e também ocorre nesta segunda, 23. A prova será aplicada no próprio campus da universidade, localizado no bairro Itaperi, e em outras localidades fora da Capital: Iguatu, Itapipoca, Quixadá, Limoeiro do Norte e Crateús. Os portões fecharam às 9h da manhã.

Com 3.442 inscritos para a etapa final da avaliação, que dá acesso aos cursos de graduação da estadual do Ceará, a prova será realizada das 9 às 13 horas. Na primeira fase, foi aplicada a prova de Conhecimentos Gerais, contemplando Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática e Linguagens. Agora, será aplicada a Redação e três provas específicas, de acordo com o curso escolhido. São disputadas 1.974 vagas entre os cursos ofertados. 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A Uece realiza vestibular próprio desde sua fundação, em 1975. Mesmo com a popularização do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) como prova padrão para a entrada em universidades públicas federais, algumas estaduais do País ainda mantêm o vestibular tradicional, como as paulistas USP e Unicamp.

Segunda fase da Uece: nervosismo e provas específicas

“A sensação é de nervosismo, mas também de confiança”, declara a vestibulanda de Pedagogia Rute Araújo, de 19 anos. De acordo com ela, sempre gostou da ideia de trabalhar com crianças, e isso influenciou a escolha do curso. Para Rute, as provas específicas se adequam à futura profissão: hoje, Redação e Português; amanhã, Geografia e História. “Independente do resultado, já me sinto realizada por ter conseguido passar na primeira fase”, concluiu.

Nathan Fernandes, de 20 anos, falou com O POVO sobre sua expectativa para o vestibular de Medicina Veterinária. “Antes eu estudava e trabalhava, mas agora foquei só no estudo. Um amigo fez o cursinho próprio da Uece, o UECEVest, e me emprestou o material.” Nathan afirmou já ter cursado uma graduação na Uece: a licenciatura em Química. Decidiu trancar a matrícula no terceiro semestre, em 2020, e essa é sua segunda vez tentando entrar no curso de de Medicina Veterinária.

A vestibulanda de Filosofia Layane Barbosa, 18, escolheu fazer a prova da Uece como uma forma de treino, antes de tentar entrar no curso que almeja: Psicologia. Sobre como chegou até o sonho de cursar a graduação e se tornar psicóloga, Layane declarou: “Vivências da minha vida me levaram até a Psicologia, e eu acho muito interessante a capacidade de ajudar um paciente, mentalmente falando.”

Prova da Uece fecha os portões às 9h

Os vestibulares aplicados no Brasil, nas esferas estaduais e federais, são notórios pela pontualidade. Anualmente, no dia do Enem, os internautas das redes sociais compartilham fotos e vídeos de vestibulandos tentando entrar nos locais de prova após o fechamento dos portões, sem sucesso. 

Alisson Matos Paiva, de 25 anos, chegou ao Itaperi alguns minutos após o fechamento dos portões, às 9 horas. De acordo com o estudante, a correria, o trânsito dos ônibus e a falta de conhecimento sobre a localização da Uece contribuíram para sua perda da prova da segunda fase; Alisson prestaria vestibular para Pedagogia. “Embora esteja frustrado e até um pouco conformado, não vou desistir.” Agora, o alvo de Alisson é o Enem e a próxima prova da Uece, para o período de 2023.1. 

Com informações do repórter Leonardo Maia

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

uece vestibular 2022 2022.2 prova especifica estadual do ceara

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar