Abril começa com chuva no Ceará depois do março mais chuvoso desde 1973

Na madrugada e manhã desta sexta-feira, 1º, vários bairros de Fortaleza registraram fortes chuvas

Após março de 2022 ser o mês mais chuvoso em Fortaleza desde 1973, a Capital cearense iniciou abril como terminou o mês do santo padroeiro do Estado, São José. Na madrugada e manhã desta sexta-feira, 1º, vários bairros registraram fortes chuvas, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), responsável pelo monitoramento das chuvas no Ceará, ainda não divulgou o volume de precipitações na Cidade.

De acordo com a Funceme, a faixa litorânea e a porção oeste do Estado do Ceará vão concentrar as principais chuvas da sexta-feira, 1º, a tendência é de precipitações mais isoladas. Em geral, de acordo com a Fundação, as precipitações que ocorrerão nos primeiros dias de abril têm relação com a formação de áreas de instabilidade oriundas da proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), bem como em razão de efeitos locais, como temperatura, relevo e umidade.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O balanço meteorológico parcial da Funceme considera, no intervalo entre as 7 horas da manhã de ontem, quinta-feira, 31, até as 7 horas da manhã de hoje, sexta-feira, 1º, registros de chuva em cerca de 85 municípios. Os locais com o maior volume de água são os municípios de Aquiraz (47 mm), Aracati (43 mm) e Aurora (42 mm).

Para a tarde desta sexta-feira, 1º, a faixa litorânea, o maciço da Baturité, a Ibiapaba e o norte do Sertão Central Ilhamus seguirão com tendência de chuva. Para a noite, a Ibiapaba e todo o Centro-Sul do Estado terão condições favoráveis à chuva.

Na madrugada do sábado, 2, e do domingo, 3, a tendência é de chuva no litoral de Fortaleza, no Maciço Baturité, na região de Jaguaribana, no Sertão Central Ilhamus e também no Cariri. Todas as macrorregiões possuem condições de chuva durante o dia 2. Durante a tarde e à noite do sábado e do domingo, a faixa litorânea, a Ibiapaba e o Centro-Sul permanecerão em condições mais favoráveis.

Veja a lista dos 10 municípios com maior volume de precipitação hoje (01/04):

1. Aquiraz (posto Berra Bode-ETS): 47 mm
2. Aracati (posto Aracati): 43.4 mm
3. Aurora (posto Santa Vitória Lages): 42.6 mm
4. Barro: 42.2 mm 
5. Viçosa do Ceará: 42 mm
6. Camocim: 41 mm
7. Santana do Cariri: 40 mm
8. Aquiraz (posto Sítio Sapucaia Fagundes): 39 mm
9. Aracati (posto Aeroporto de Aracati): 38 mm
10. Aurora (posto Agrovila): 37 mm

Fortaleza

 A Capital tem registrado dias seguidos de chuva e tempo nublado. Na terça-feira, 29, registrou 135 mm em 24 horas, recorde de chuvas em 2022. Alguns transtornos também foram registrados nos últimos dias: um buraco no viaduto da avenida Oliveira Paiva assustou motoristas e causou a interdição de parte do equipamento para reparos. 

Nessa quinta-feira, 31, o teto de uma universidade caiu durante as fortes chuvas. A Prefeitura de Fortaleza anunciou formação de Comitê de Monitoramento no período chuvoso, com ações para evitar congestionamento no trânsito e plano preventivo para possíveis desalojados. (Colaborou Euziane Bastos)

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

tempo previsão ceará chuva funceme

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar