Chove em mais de 70 municípios no Ceará nesta segunda-feira, 14

Previsão da Funceme é de chuvas para os próximos dias no Estado; 96 dos 178 postos informados tiveram registros de precipitações

O Ceará recebeu chuva em 71 municípios nesta segunda-feira, 14, segundo dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). A maior concentração de água ficou na região da Jaguaribana, com os Municípios de Limoeiro do Norte e Ibicuitinga registrando 43 e 42 milímetros, respectivamente.

Em Fortaleza, chuvas fracas e clima nublado marcam os céus da capital. No posto do Castelão, foram obtidos dados com 4,6 mm. Pela manhã, o céu variou de parcialmente nublado a poucas nuvens com baixa possibilidade de chuva. No período da tarde e à noite, o céu pode ter de poucas nuvens a tempo limpo.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A previsão da Funceme para segunda, terça e quarta-feiras é que as chuvas continuem acontecendo em todas as macrorregiões do Estado, mas de forma isolada. Segundo a Fundação, a faixa litorânea tende a ter chuvas na madrugada e manhã, a região noroeste no período da tarde, a região sul à noite e na madrugada dos próximos dias. Segundo o meteorologista, Agostinho Brito, "as causas dessas chuvas são áreas de instabilidade sendo formadas por efeitos locais, como: relevo, temperatura e disponibilidade de umidade".

Cidades com mais chuva nesta segunda

  • Limoeiro do Norte - 43 mm
  • Ibicuitinga - 42 mm
  • Cascavel - 35 mm
  • Quixadá - 35 mm
  • São Gonçalo do Amarante - 31 mm
  • Quixeramobim - 26,4 mm
  • Uruoca - 24 mm
  • Piquet Carneiro - 24 mm
  • Independência - 24 mm

Como a chuva é medida

De acordo com o Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe), o índice pluviométrico refere-se à quantidade de chuva por metro quadrado em determinado local e em determinado período. O índice é calculado em milímetros. Um milímetro de chuva significa um litro de água acumulado em um metro quadrado.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

chuvas no ceará limoeiro do norte chuvas quadra chuvosa ceará chuva fortaleza previão funceme

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar