Polícia Federal vai entregar 21 fósseis apreendidos a museu do Cariri

Material foi apreendido durante inquéritos da Polícia Federal (PF) iniciados desde 2011. A devolução das peças foi autorizada pela Justiça Federal

A Polícia Federal do Ceará (PF-CE) vai entregar 21 fósseis ao Museu de Paleontologia da Universidade Regional do Cariri (Urca) na tarde desta terça-feira, 8. O material foi apreendido durante inquéritos da Polícia Federal (PF) iniciados desde 2011. A Justiça Federal autorizou a devolução das peças, que integram o patrimônio da União e são de comercialização proibida.


Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A apreensão dos fósseis se deu por meio de diversos inquéritos, não tendo sido realizada uma operação específica, segundo o chefe da Delegacia de Polícia Federal em Juazeiro do Norte, Denis Colares de Araújo. "São inquéritos mais antigos, em que o material fóssil estava apreendido na delegacia, e a gente decidiu doar para a Urca, onde vai poder ser usado melhor, para a sociedade, em prol da educação", explica.

A cerimônia de entrega vai acontecer no Auditório Geoparque Araripe, da URCA, às 15 horas. Estarão presentes na solenidade o reitor Francisco do O' de Lima Junior, o diretor do Museu de Paleontologia, Allysson Pontes Pinheiro, e o chefe da Delegacia de Polícia Federal em Juazeiro do Norte, Denis Colares. No ano passado, 237 fósseis foram entregues à Urca, tendo sido apreendidos durante a Operação Santana Raptor, em 2020.

Os fósseis são considerados materiais de incalculável valor cultural e intelectual. "Artigo 25, parágrafo 4º da Lei de crime ambiental que prevê que produtos não perecíveis deverão ser doados a instituições culturais ou educacionais, sendo esse o caso da Urca. É um prazer a PF doar um material que poderá ser usado para a educação e para a preservação do mesmo", completa o chefe Denis.

Conteúdo sempre disponível e acessos ilimitados. Assine O POVO+ clicando aqui

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

entrega 21 fósseis museu ceará museu paleontologia cariri ceará inquéritos fósseis desde 2011 fósseis devolvidos museu ceará

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar