Policial penal é encontrado morto após matar colega em presídio no Ceará

Caso ocorreu na madrugada deste sábado, 6, em Pacatuba, na Região Metropolitana de Fortaleza

Atualizado às 12h37min

Um policial penal foi encontrado morto após ter assassinado um colega durante o trabalho no presídio de Pacatuba, na Região Metropolitana de Fortaleza. O caso ocorreu na madrugada deste sábado, 6, e as causas das mortes estão sendo investigadas.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Um agente teria atirado diversas vezes contra um outro, que era escrivão durante a madrugada. O autor do homicídio, teria deixado a unidade, sendo encontrado morto na Praia de Iracema, pouco tempo depois. Ele teria cometido suicídio.

Em nota à imprensa, o Sindicato dos Policiais Penais e Servidores do Sistema Penitenciário do Ceará (Sindppen-Ce) lamentou as mortes. Ainda alertou sobre as condições de trabalho dentro das unidades penitenciárias.

Segundo o Sindppen, as licenças médicas para policiais penais “bateram recorde” nos últimos meses e “os atestados médicos são constantes e muitos policiais penais estão doentes com problemas psicológicos”. O sindicato pediu ainda para que os nomes dos agentes não fossem revelados para não atrapalhar nas investigações.

O POVO entrou em contato com a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) e que confirmou e lamentou o falecimento dos policiais penais. "A SAP comunica que as investigações sobre o caso já foram iniciadas, mas que os primeiros indícios sugerem um homicídio seguido de suicídio. A pasta entende o nível de responsabilidade da categoria e toma todas as medidas necessárias para a prevenção e cuidado da saúde física e mental dos policiais penais cearenses."

 

Confira trecho da nota da SAP

O setor de atendimento psicossocial da Secretaria mantém um profissional psicólogo em cada unidade prisional do Estado a disposição dos agentes. Além disso, os policiais penais contam com um serviço de plantão psicológico com funcionamento ininterrupto durante os 7 dias da semana.

Por fim, a SAP informa que o Sindicato da categoria tem acesso normal nas unidades prisionais e que o atual sistema prisional do Ceará devolveu os espaços de autoridade e respeito aos policiais penais. As regalias e exigências do crime encerraram e foram substituídas pela autonomia e gerência de cada policial penal em seus locais de trabalho.

O que antes era apreensão e desrespeito hoje se transformou em aumento do efetivo, aquisição de equipamentos, cursos de qualificação, ações sociais e terapêuticas e, principalmente, o papel do agente do Estado como mantenedor legítimo do sistema penitenciário do Ceará 

Pastoral carcerária lança nota lamentando morte dos dois policiais penais no CE
A Pastoral Carcerária do Ceará, por meio de uma nota de pesar, manifestou-se sobre a morte dos policiais penais Glauber Monteiro Peixoto e Wendell Gondin Cruz.

"É essencial para o sistema penitenciário que a categoria de policiais penais seja reconhecida e respeitada pelas instituições e sociedade. Não há como se falar em um sistema penitenciário efetivo sem ressocialização, se não prioriza um tratamento humano nem mesmo com seus profissionais".

De acordo com a pastoral carcerária, a morte dos policiais penais é uma perda irreparável. "Está pastoral carcerária se compromete mais uma vez com a categoria na luta por condições de trabalho dignas e apuração das circunstâncias que deram causa a esta tragédia", divulgou.

 

 

Confira trecho da nota à imprensa da Sindppen

O Sindicato dos Policiais Penais e Servidores do Sistema Penitenciário do Estado do Ceará (Sindppen-Ce) lamenta a morte de dois policiais durante o trabalho nesta madrugada de sábado na Penitenciária Francisco Hélio Viana de Araújo em Pacatuba.

Segundo informações da categoria, um policial penal teria tido um surto psicológico e atirado contra o colega. Saiu da unidade e realizou suicídio nas imediações da Praia de Iracema.

A direção do Sindppen-Ce tem chamado atenção da sociedade sobre as condições de trabalho nas unidades penitenciárias que tem tido assédio moral como uma constante nas relações de trabalho. Este fato está levando a um alto número de licenças médicas e desde o ano de 2020, já ocorreu quatro suicídios envolvendo policiais penais.

A direção do Sindppen-Ce publicou uma cartilha sobre "Trabalho decente" para o Dia do Servidor, mas encontra-se o livro com acesso as unidades prisionais cerceado devido ao posicionamento público acerca de um vídeo sobre os excessos durante um treinamento de policiais penais.

Para a direção da entidade, as licenças médicas bateram recorde. Os atestados médicos são constantes e muitos policiais penais estão doentes com problemas psicológicos.

Houveram muitos avanços no estado na questão da infraestrutura do sistema penitenciário, desde 2016 aumentou mais de R$ 100 milhões no orçamento da SAP, segundo o diretor do Sindppen-Ce, Alex Araújo. Com isso, foi criado o fundo penitenciário. Investiram em novas viaturas, avançaram na questão da disciplina dos presos e no controle das facções. Contudo, na questão do tratamento dos servidores do sistema, temos um retrocesso que, nunca antes, dentro do sistema penitenciário cearense, havia ocorrido.
Isso é o retrato de uma visão não humanizada nos plantões das unidades prisionais.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

policial penal morte de policial penal penitenciária ceará sistema penitenciário sindppen

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar