Ceará é premiado por revista pelo uso de tecnologias para redução de crimes

Foram citadas ferramentas desenvolvidas pela SSPDS para combate aos roubos de carros, consideradas práticas exemplares pela revista Latin Trade

O uso de ferramentas tecnológicas no enfrentamento à criminalidade por parte da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) foi premiado no Prêmio Latin Trade Citizen Security, concedido pela revista Latin Trade. O anúncio foi feito nessa quarta-feira, 3. Conforme a revista, o prêmio tem como intuito de reconhecer “notáveis esforços” e iniciativas para a implantação de ferramentas tecnológicas que tornem cidades e estados mais seguros.

O Ceará venceu na categoria "Uso de Ferramentas Analíticas para Combate ao Crime". Na cerimônia da premiação, realizada em Nova York, nessa quarta-feira, 3, foi destacado que a tecnologia desenvolvida no Estado proporcionou a redução de crimes como roubo de carros. São ações como o Agilis, inteligência artificial aplicada ao Núcleo de Videomonitoramento (Nuvid) da SSPDS, que integra 3.300 câmeras e faz cruzamento de vários bancos de dados, o que permite, por exemplo, identificar carros roubados ou usados em ações criminosas.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Também foi destacada pela revista a descentralização das iniciativas, que agem em diversas cidades e não estão restritas a apenas uma pessoa ou um pequeno grupo — evitando “estruturas burocráticas”.

Na cerimônia, que ocorreu de maneira remota, o secretário-executivo da SSPDS, Samuel Elânio, representando o governador Camilo Santana, afirmou que o reconhecimento é a “confirmação de que estamos no caminho certo e somos espelho para outros estados e países”. “Essa premiação mostra que as ferramentas desenvolvidas e empreendidas pela SSPDS/CE, com apoio do Governo do Ceará e do governador Camilo Santana, são fundamentais para a Segurança Pública. Não somente no Ceará, mas em todo o mundo”, afirmou.

Conforme a SSPDS, o Estado reduziu, entre janeiro e setembro de 2021, o índice de roubos e furtos de veículos, na comparação com o mesmo período do ano passado. Foram 9.843 crimes registrados neste ano, redução de 10% na comparação com os 8.845 registrados em 2020. A Secretaria também destacou que os números de Crimes Violentos Contra o Patrimônio (CVP) (roubos, assaltos e furtos em geral) também apresentaram redução no período observado, saindo de 40.938 para 36.424 ocorrências.

Especializada em negócio, a revista Latin Trade tem 27 anos e é distribuída em todo o continente americano para assinantes, salas VIP de companhias aéreas, hotéis selecionados e eventos regionais. O Prêmio Latin Trade Citizen Security é uma parceria da revista com as empresas Dell, Intel e Intelligent Security Systems (ISS).

Além do Ceará, foram premiadas as cidades de Medellín, na Colômbia e Tlajomulco, no México.

Conteúdo sempre disponível e acessos ilimitados. Assine O POVO+ clicando aqui

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Prêmio Segurança Ceará Prêmio Tecnologias Segurança Prêmio Latin Trade Citizen Security Revista Latin Trade Videomonitoramento Carros Tecnologia Roubo de Carros Ceará Número de roubos Ceará

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar