Por causa dos ventos fortes, Marinha orienta que pequenas embarcações evitem navegar

Aviso de mau tempo emitido pela Marinha do Brasil aponta risco de rajadas de vento em toda a faixa litorânea do Estado

O litoral do Ceará pode ter rajadas de vento de até 60 km/h até a próxima quarta-feira, 5, segundo previsão do Centro de Hidrografia da Marinha (CHM). Nesta segunda-feira, 2, o órgão emitiu um aviso de mau tempo com ventos fortes na zona costeira entre Natal (RN) e São Luís (MA), cruzando toda a faixa litorânea cearense.

Por medida de segurança, a Capitania dos Portos do Ceará (CPCE) pede que embarcações de pequeno porte evitem navegar pelos próximos dois dias. Para os demais mareantes, a orientação é redobrar as atenções com itens de segurança básicos como o material de salvatagem, motores e casco e aparelhos de comunicação.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O aumento na intensidade dos ventos é comum nessa época do ano no Ceará. Com o fim da pós-estação chuvosa, que se estende de junho a julho, há uma queda na média de precipitações e simultâneo aumento da ventania.

LEIA TAMBÉM | Previsão indica início da temporada de ventos fortes no litoral cearense

Segundo a meteorologista Meiry Sakamoto, da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o risco de ventos fortes na costa cearense tem a ver com o deslocamento do sistema de alta pressão atmosférica do Oceano Atlântico Sul em direção ao Nordeste do Brasil, além da própria redução da nebulosidade. “Nesta época do ano, o Ceará fica no meio do caminho entre a alta pressão do Atlântico Sul e a Zona de Convergência Intertropical, fazendo com que os ventos alísios fiquem mais intensos e constantes", explica a especialista.

A expectativa é que ocorrências de ventos em alta intensidade possam ser registradas no Ceará durante todo o mês de agosto. A Marinha mantém avisos diários de mau tempo no site do órgão e por meio do aplicativo “Boletim Mar”, disponível para download na App Store e Google Play.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

VENTO NO LITORAL ALERTA VENTOS FORTES LITORAL DO CEARÁ VENTANIA CEARÁ

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar