Termo de Uso Política de Privacidade Política de Cookies Conheça O POVO Trabalhe Conosco Fale com a gente Assine Ombudsman
Participamos do

Previsão indica início da temporada de ventos fortes no litoral cearense

Previsão da Funceme aponta baixa probabilidade para ocorrência de chuvas no Estado durante o começo de agosto e início da temporada de ventos fortes no litoral cearense
17:50 | Ago. 02, 2021
Autor - Marília Serpa
Foto do autor
- Marília Serpa Autor
Tipo Notícia

Ao fim da pós-estação chuvosa, que aconteceu nos meses de junho e julho, a média climatológica mensal de precipitação diminui ainda mais, chegando à marca de 4,9 milímetros no Ceará durante o mês de agosto. Com isso, as previsões indicam baixa probabilidade para ocorrência de chuvas no início deste mês no Estado. No entanto, também apontam para o início da temporada de ventos fortes no litoral cearense.

Agosto promete ventos mais intensos com rajadas significativas, aponta a previsão da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Alguns fatores podem influenciar na elevação da intensidade dos ventos neste mês, sendo o deslocamento do sistema de alta pressão atmosférica do Oceano Atlântico Sul em direção ao Nordeste do País e a redução da nebulosidade, por exemplo.

De acordo com Meiry Sakamoto, gerente de Meteorologia da Funceme, nessa época do ano, o Ceará fica no meio do caminho entre a alta pressão do Atlântico Sul e a zona de convergência intertropical. Esse fator faz com que os ventos alísios fiquem mais intensos e constantes.

Junto com a falta de chuva e com o aumento dos ventos, o interior do Estado pode apresentar, ainda, baixa umidade relativa do ar, segundo o indicativo da Funceme desde a semana passada. A umidade relativa e a temperatura do ar estão inversamente relacionadas uma à outra, de forma que nos horários mais quentes do dia, principalmente no início da tarde, se tenha a menor umidade relativa do ar.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Confira como foi voo inaugural da Itapemirim para o Ceará

ECONOMIA
18:06 | Ago. 02, 2021
Autor O Povo
Foto do autor
O Povo Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A ITA (Itapemirim Transportes Aéreos) realizou na madrugada desta segunda-feira, 2, o voo inaugural da companhia para o Ceará. A rota Guarulhos-Fortaleza-Natal contará inicialmente com cinco voos semanais, às segundas, terças, quintas, sextas e sábados. Dentre outros diferenciais, a companhia promete despacho gratuito de bagagem para todas as classes tarifárias e marcação de assentos sem nenhum custo adicional.

Leia Mais:Latam terá voos diários em Jeri e Juazeiro; rota Fortaleza-Maceió inicia vendas quarta-feira, 4

A aeronave Airbus A320, com capacidade para 162 passageiros, pousou à 1 hora. Ao tocar o solo, foi recepcionada com um batismo – típico ritual realizado quando uma companhia aérea inicia suas operações ou novas rotas. Logo após o desembarque, representantes da Itapemirim e da Fraport Brasil, administradora do aeroporto de Fortaleza, participaram de uma pequena solenidade em comemoração à inauguração da rota.

Na cerimônia, o CEO da ITA,Adalberto Bogsan, reforçou a importância da operação como mais um passo para a retomada da indústria da aviação no cenário da pandemia de Covid-19.

Andreea Pal, CEO da Fraport Brasil, afirma que “a Itapemirim foi lançada em um momento desafiador para a indústria e já demonstra profissionalismo e compromisso com seus clientes. Ficamos orgulhosos de termos parceiros assim e desejamos muito sucesso à companhia em sua trajetória de voos pelo Brasil”.

Além de Fortaleza, outros quatro destinos receberam a operação da empresa: Florianópolis (SC), Maceió (AL), Natal (RN) e Recife (PE). A partir do dia 16 de agosto, a companhia terá voos diretos para o Rio de Janeiro, com destino ao aeroporto do Galeão.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

"Esquerda e direita têm medo de mim", diz Ciro Gomes

Eleições 2022
14:45 | Ago. 02, 2021
Autor Vítor Magalhães
Foto do autor
Vítor Magalhães Autor
Ver perfil do autor
Tipo Noticia

O ex-ministro e provável presidenciável Ciro Gomes (PDT) divulgou vídeo nesta segunda-feira, 2, nas redes sociais, onde reforçou seu distanciamento da esquerda e da direita no País. Criticando ambos os espectros políticos que, segundo ele, tentam impedi-lo de se tornar presidente, Ciro alegou que ambos “têm medo” do seu projeto político.

“Há muito tempo tentam impedir que eu chegue à presidência. Me colocam todo tipo de armadilha e eu mesmo caminhei ingenuamente para alguma delas. Por que fazem isso?”, questiona, já respondendo na sequência: “Porque tanto a extrema direita quanto a extrema esquerda temem meu projeto. Esquerda e direita têm medo de mim”.

Na peça, Gomes diz ainda que os grupos não conseguem acusá-lo de três coisas: ser “corrupto”, “incompetente” e de “não ter propostas” de governo. “A esquerda e a direita sabem que, se eleito, minha forma de governar vai mudar a régua estreita que mede as velhas ideologias”.

A ênfase no distanciamento de ambos os lados reforça tentativa do pedetista de se firmar como nome da chamada terceira via eleitoral para 2022. Concorrendo a esse posto estão ainda nomes do PSDB, como os governadores João Doria (SP) e Eduardo Leite (RS).

Ciro Gomes vem postando ao longo deste ano diversas peças com críticas ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), os dois melhores colocados, até então, nas pesquisas eleitorais sobre a eleição presidencial do ano que vem.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Gabriel Lacerda é o terceiro atleta do Ceará com mais participações em gols na Série A

Zagueiro Alvinegro
13:04 | Ago. 02, 2021
Autor Horácio Neto
Foto do autor
Horácio Neto Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Um dos heróis da vitória alvinegra no Clássico-Rei, Gabriel Lacerda conseguiu a sua primeira assistência no Campeonato Brasileiro. Com o passe de cabeça para Cléber virar o placar, o defensor chegou a três participações diretas em gols – dois tentos e um passe – e é o terceiro no quesito dentre os atletas do Vovô, empatado com o atacante Rick que balançou as redes três vezes na Série A.

Apesar de se um defensor, Lacerda tem ganhado destaque na parte ofensiva. As três participações diretas em gols do zagueiro foram determinantes para vitórias do Ceará. Foram o tento da virada nos minutos finais contra o Atlético-MG, o segundo gol enfrentando o Juventude e agora o passe para Cléber no Clássico-Rei.

|Leia mais| 

Além da participação ofensiva, o zagueiro tem tido atuações seguras na defesa e afastado as críticas sobre o seu desempenho. Dentre todos os jogadores do Vovô, Gabriel é o segundo em rebatidas (79), cometeu apenas quatro faltas - obtendo média de uma infração a cada quatro partidas -, três cartões amarelos e nenhum vermelho. Dos 12 embates que esteve em campo, em cinco o time não sofreu gol.

Devido ao terceiro cartão amarelo, o Ceará não poderá contar com Gabriel Lacerda para fazer dupla de zaga com Messias. Contra o Atlético-GO, no domingo, 4, às 18h15min, na Arena Castelão, pela 15ª rodada da Série A, Guto Ferreira poderá promover o retorno de Luiz Otávio aos gramados ou escolher o zagueiro Jordan para a função.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Obras do teleférico da estátua do Padre Cícero ultrapassam 70% de conclusão

ECONOMIA
11:09 | Ago. 02, 2021
Autor Alan Magno
Foto do autor
Alan Magno Autor
Ver perfil do autor
Tipo Noticia

Previsto para entrar em operação no segundo semestre de 2022, as obras do Teleférico do Horto, em Juazeiro do Norte, na região do Cariri, ultrapassam os 70% de conclusão e não devem ter o prazo de conclusão afetado pela pandemia de Covid-19. A informação foi divulgada pelo governador do Ceará, Camilo Santana (PT), em publicação nas redes sociais na manhã desta segunda-feira, 2 de agosto. 

De acordo com relatório divulgado pelo gestor estadual, metade das torres de infraestrutura e sustentação do teleférico já estão totalmente concluídas, dentre elas, as duas torres principais, a que marca o início do percurso planejado e a final, próximo à estátua do Padre Cícero.

As outras torres estão em construção e as estações que irão realizar o embarque e desembarque dos passageiros já apresentam toda fundação concluída, estando em fase de finalização. 

Veja vídeo do andamento das obras do teleférico de Juazeiro do Norte

O empreendimento está orçado em cerca de R$ 70 milhões e após entrega será um marco para o turismo religioso na região. O empreendimento contará com percurso de dois quilômetros, com elevação de 200 metros, feito entre a Estação Romeiros (inferior) e Estação do Horto (superior), na colina onde fica localizada a estátua do Padre Cícero

O projeto, de autoria da Secretaria do Turismo do Ceará (Setur) tem o andamento supervisionado pela Superintendência de Obras Públicas (SOP) e foi viabilizado por meio orçamento compartilhado entre o Estado e o Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo.

Ao todo serão 31 cabines climatizadas com capacidade para até oito passageiros cada, totalizando cerca de mil pessoas a cada hora, em média, de acordo estimativas do projeto. Espera-se que as cabines possam completar cada percurso em cerca de sete minutos e meio.

A execução do projeto é de responsabilidade do Consórcio Colina do Horto, a partir da construtora Andrade Mendonça e Doppelmayr Seilbahnen. A entidade assinou contrato de serviço com duração de 48 meses, para construção da obra, acompanhamento da primeira fase de funcionamento e ajustes operacionais. A ordem de serviço foi assinada ainda em novembro de 2019.

"O teleférico será muito importante para incrementar o turismo religioso no Horto do Padre Cícero e em toda região do Cariri. São centenas de obras do Governo do Estado em andamento, que movimentam a economia e geram milhares de empregos aos cearenses", comemorou Camilo ao divulgar o andamento das obras. 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Na série invicta de 10 jogos no Brasileirão, somente três times pontuaram mais que o Ceará

Somando Pontos
09:46 | Ago. 02, 2021
Autor Horácio Neto
Foto do autor
Horácio Neto Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O Ceará continua somando pontos em sua série invicta no Campeonato Brasileiro. Após a vitória no Clássico-Rei, o Alvinegro conseguiu 18 dos 30 possíveis, tendo um aproveitamento de 60%. O Vovô tem a terceira melhor campanha neste recorte, só superada pelo líder Palmeiras (25), vice Atlético-MG (21) e o quarto colocado, o Bragantino (21). O Flamengo, na quinta posição do torneio, somou a mesma quantidade da equipe de Porangabuçu no período.

Na sequência invicta, o Ceará obteve seis empates e quatro vitórias, marcando 12 gols e sofrendo seis. Somente o Juventude iguala com o Vovô no número de vezes vazado nos últimos 10 jogos. Ainda, o time cearense acumula a marca de ser o clube com a maior invencibilidade ativa, à frente de Palmeiras – com oito partidas – e Atlético-MG – com sete embates sem derrotas. 

|Leia mais| 

No quadro geral de invencibilidade, o Ceará precisa de mais dois jogos para igualar o Bragantino, que ficou 12 partidas sem perder nenhum confronto nesta edição do Brasileirão. O Massa Bruta teve a sequência interrompida na rodada passada, a 13ª, no revés para o Fortaleza por 1 a 0.

Outro ponto de destaque no período invicto, é o Alvinegro ter conseguido, de forma isolada, a segunda maior invencibilidade de um nordestino na primeira divisão do Campeonato Brasileiro. A marca de 10 partidas sem derrotas superou a campanha do Bahia de 2019, em que o Esquadrão conseguiu nove jogos (cinco empates e quatro vitórias).

Após o triunfo contra o rival Fortaleza, o Vovô está a uma partida de igualar a melhor sequência sem perder de um nordestino na Série A. Em 2015, o Sport conseguiu o feito de ficar 11 confrontos seguidos pontuando. Foram seis vitórias e cinco empates.

Com a semana livre para trabalhar, o Ceará busca alcançar a marca invicta do Sport no Brasileirão contra Atlético-GO, na Arena Castelão, às 18h15min, em duelo válido pela 15ª rodada. O Alvinegro tem 22 pontos e ocupa a sétima colocação no campeonato nacional.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags