Mais de 16 mil pessoas foram presas no 1º semestre deste ano no Ceará

Os indicadores divulgados pela Supesp apontam ainda uma queda de 28,8% no número de crimes de homicídios e de crimes violentos contra o patrimônio no Estado em comparação a 2020

No Ceará, o total de 16.929 pessoas foram presas no primeiro semestre de 2021 por envolvimento em ações criminosas. As capturas foram realizadas pelas forças de segurança pública cearenses por meio de flagrantes e de cumprimentos de mandados em Fortaleza, na Região Metropolitana e nos interiores do Norte e Sul do Estado. Os dados foram compilados pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), a partir de levantamentos feitos pela Coordenadoria de Inteligência (Coin), e divulgados nesta sexta-feira, 16.

Os indicadores divulgados pela pasta apontam ainda que ocorreu uma queda de 28,8% no número de crimes de homicídios e de crimes violentos contra o patrimônio no Estado em comparação ao mesmo período do ano passado. Nos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), no primeiro semestre de 2020, foram registrados 2.245 casos. Em 2021, os indicadores ficaram em 1.599 no mesmo período.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

LEIA MAIS | Nove fatos sobre a violência no Ceará apontados no Anuário de Segurança Pública

O maior recuo ocorreu em Fortaleza, com 38,1%, indo de 721, em 2020, para 446 neste ano. No cenário de Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVP), a redução foi de 17%, indo de 29.447, no ano passado, para 24.433 neste ano, em comparação aos primeiros seis meses de cada ano.

De acordo com o secretário da Segurança Pública do Ceará, Sandro Caron, o trabalho demonstra o aumento das ações operacionais, seja em capturas em flagrante e em cumprimento de mandados. “Esses resultados levaram a outros resultados importantes, que foi a queda dos indicadores de homicídios e de crimes violentos contra o patrimônio no Estado, em razão de uma maior atuação e maior intensidade operacional das Polícias do Estado”, destacou o titular da pasta.

No balanço realizado pela Supesp, a quantidade de entorpecentes apreendidos neste ano também é destaque, no qual teve um aumento de 80% em comparação ao primeiro semestre do ano passado. Foram apreendido 2,4 toneladas de drogas em 2021. No ano passado, o número foi de 1,3. Em relação ao armamento apreendido nos primeiros seis meses deste ano, o indicador também é positivo. Foram retiradas de circulação 2.999 armas. No mesmo período do ano passado, foram 2.856, correspondendo a um aumento de 5% de apreensão em 2021.

Ceará teve a maior taxa de assassinatos no País em 2020

O 15º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, elaborado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), divulgado nesta quinta-feira, 15, revelou que o Ceará foi o estado com a maior taxa de assassinatos no País em 2020. Na análise do documento, que se baseia em informações fornecidas pelos governos estaduais, o município de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), foi a cidade que teve a maior taxa de assassinatos, com um número absoluto de 360 mortes violentas intencionais, o município teve uma taxa de 98,6 homicídios por 100 mil.

LEIA MAIS | Sete municípios cearenses superam a média nacional de mortes violentas intencionais

Apesar do aumento em 2020, o Anuário cita que o Ceará manifesta neste ano uma redução no número de assassinatos. Nesta sexta-feira, 16, o titular da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Sandro Caron, destacou, em entrevista à Rádio O POVO CBN, que o Estado já registra em 2021 uma queda de 38% no número de assassinatos.

"Isso não é mais o panorama atual. É o panorama do ano passado que já foi divulgado em várias situações. Nós tivemos algumas cidades citadas como as mais violentas do Brasil, como Caucaia, Maracanaú, mas também temos uma redução em comparação com o ano passado", disse o titular da pasta. Segundo Caron, em Caucaia a redução é de 38% e em Maracanaú o índice de diminuição é de 41%. "É essa nossa palavra aos cidadãos aqui do Estado, de que o panorama divulgado é do ano passado, não é mais o de 2021", pontuou o secretário.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

BALANÇO SEGURANÇA PÚBLICA CEARÁ SEGURANÇA PÚBLICA CEARÁ SEGURANÇA CEARÁ PRESOS CEARÁ PRIMEIRO SEMESTRE

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar