Camilo sanciona lei que garante pagamento da inscrição do Enem a alunos com isenção negada

Medida ocorre após o Governo Federal indeferir quase 4 mil inscrições dos estudantes cearenses para o exame deste ano

O governador do Ceará, Camilo Santana (PT), sancionou nessa terça-feira, 6, durante transmissão nas redes sociais, lei que garante o pagamento da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 para estudantes que estejam cursando o 3º ano do ensino médio ou egressos da rede pública estadual de ensino. A medida irá atender os candidatos que, por conta da pandemia da Covid-19, não prestaram a prova em 2020 e tiveram seus pedidos de isenção deste ano indeferidos pelo Governo Federal. Cerca de 4 mil estudantes devem ser beneficiados com a nova lei.

Para ter acesso ao benefício, o estudante que teve o pedido de isenção negado deve realizar a inscrição para o exame até 14 de julho, próxima quarta-feira, último dia das inscrições para a prova, que teve início no dia 30 de junho. Após a inscrição, será necessário gerar o boleto para pagamento da taxa de inscrição do exame, que consta no valor de R$ 85.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

LEIA TAMBÉM | Camilo sanciona lei que garante notebooks para professores da rede estadual de ensino

Posteriormente, os alunos devem entregar o boleto à escola em que cursa o 3º ano do ensino médio ou, em caso de egressos, a que concluiu o ensino médio no ano passado, que será responsável por encaminhar o documento para as regionais de educação. As regionais de educação enviarão o boleto à Secretaria da Educação do Ceará (Seduc), que providenciará o pagamento da taxa. As provas do Enem estão previstas para serem aplicadas nos dias 21 e 28 de novembro.

Durante a transmissão, Camilo ressaltou que fez um apelo ao Ministério da Educação (MEC) para que garantisse a isenção não só no Ceará, mas no Brasil inteiro, no entanto o pedido não foi aceito. “Como não foi garantido, nós mandamos uma lei, imediatamente, para a Assembleia Legislativa do Ceará, garantindo o pagamento. O Estado vai pagar a taxa de inscrição dos alunos da rede pública estadual que foram prejudicados”, afirmou o governador ao sancionar a lei.

O Projeto de Lei do gestor estadual foi aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (AL-CE) na última sexta-feira, 2. O documento foi enviado à Assembleia no dia 29 de junho. “Não podemos deixar que estes jovens sejam prejudicados”, garantiu o governador, informando que o Ceará tem um histórico expressivo de alunos inscritos no Enem, entre 95 e 98%, um dos maiores índices do Brasil.

LEIA TAMBÉM | Camilo anuncia convocação de 1.090 aprovados em concurso da Seduc

 + Estudante cria projeto voluntário para auxiliar candidatos na preparação para o Enem

Enem 2021

- Como se inscrever

A inscrição é feita online, pelo site do Enem. Mesmo quem recebeu isenção da taxa precisa se inscrever.

Para acessar a Página do Participante, onde é feita o cadastro para a prova, é necessário ter uma conta no portal gov.br. 

Quem não lembra a senha, ou mesmo se já possui uma conta, pode digitar o CPF no campo correspondente: caso haja cadastro, ele pedirá a senha, que pode ser recuperada clicando em "esqueci minha senha". Caso não haja cadastro, o site oferecerá a opção para criar uma conta.

- Documentos necessários para inscrição

Para fazer o cadastro gov.br é necessário o número do CPF. Ele é usado como credencial de acesso (login) no sistema, de modo que não pode haver mais de uma conta por CPF. Além disso, são solicitadas informações como nome da mãe e data de nascimento.

Para inscrição no Enem 2021, além do cadastro gov.br, é necessário responder às perguntas do questionário socioeconômico e enviar uma foto colorida, com fundo branco, sem uso de óculos, acessórios ou adereços de cabeça, que mostre o rosto inteiro e os ombros.

Também é necessário informar endereço de e-mail e número de telefone (fixo ou celular) válidos. É aceita apenas uma inscrição por endereço de e-mail.

No cadastro, é necessário escolher estado e cidade para participar do Enem 2021, idioma da prova de língua estrangeira. É preciso indicar também se deseja fazer o Exame na versão impressa ou digital.

Quem possui necessidades específicas, como pessoas com deficiência, gestantes ou lactantes, deve informar a condição durante o cadastro, e anexar documentação comprobatória. Os casos que permitem atendimento especial estão listados no item 4 do edital do Enem, que pode ser acessado clicando aqui.

Por fim, quem não solicitou ou não teve aprovado o pedido de isenção, precisa pagar a taxa de inscrição do Enem, que é de R$ 85. Embora as inscrições devam ser feitas até 14 de julho, o pagamento da taxa pode ser feito até 19 de julho. Ao fim do cadastro, será emitida uma Guia de Recolhimento da União (GRU) com o valor a ser pago.

- Prazo de inscrição

As inscrições para o Enem 2021 acontecem entre os dias 30 de junho e 14 de julho. Para não isentos, o pagamento da taxa de R$ 85 pode ser realizado até o dia 19 de julho.

- Cronograma e data das provas

As provas do Enem 2021 acontecem nos dias 21 e 28 de novembro deste ano, dois domingos. Confira abaixo o cronograma completo:

30 de junho a 14 de julho: inscrições
30 de junho a 19 de julho: pagamento da taxa para não-isentos
30 de junho a 14 de julho: pedido de atendimento especializado (para pessoas com deficiência ou outras necessidades)
19 a 23 de julho: pedido de uso do nome social na prova
21 e 28 de novembro: realização das provas (nas edições impressa e digital)

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

LEI TAXA INSCRIÇÃO ENEM ESTUDANTES CEARÁ INSCRIÇÕES ENEM LEI GARANTE INSCRIÇÃO ENEM CAMILO LEI INSCRIÇÃO ENEM ENEM INSCRIÇÃO ENEM DATA ENEM PRAZO ENEM CRONOGRAMA ENEM ENEM COMO SE INSCREVER ENEM 2021 ISENÇÃO ENEM

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar