Chuvas do primeiro trimestre de 2021 registram pior média dos últimos cinco anos

Os três primeiros meses da quadra chuvosa são os mais importantes para o volume de precipitações do Estado. O mês de abril foi o pior desde 2016, com registro de poucas chuvas

O ano de 2021 não começou muito bom para o Ceará quando o assunto são as chuvas. Grande alegria para os sertanejos, as águas de abril ficaram muito abaixo do esperado, puxando a média do primeiro trimestre da quadra chuvosa para baixo.

Na contagem da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos do Ceará (Funceme), o primeiro e principal trimestre de chuvas do ano corresponde aos meses de fevereiro, março e abril. Nesse período deste ano, foram registrados 443.1 milímetros.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Em um espaço de tempo em que eram esperadas chuvas de 510.1 mm, o primeiro trimestre de 2021 ficou 13% abaixo das precipitações projetadas pela Funceme.

Com isso, os primeiros três meses de 2021 se destacam como os piores desde 2016, quando o Estado contabilizou apenas 273.8 milímetros de chuva. O ano com o melhor trimestre foi 2020, com 646 mm.

O mês de abril também teve seu destaque negativo. O mês que se encerrou nessa sexta-feira apresentou 128.5 mm de chuvas, isso quando o cenário esperado era de 188 mm.

Ainda assim, abril de 2021 aparece na quinta colocação quando observados os últimos dez anos no Ceará. O pior abril da década foi o de 2012, com chuvas de 52.6 milímetros. Já o abril de mais chuvas foi o de 2018: 214.4 mm.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

chuvas chuvas ceará funceme recursos hídricos Ciência e Saúde Cidade Memória cidades

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar