No Ceará, abril encerra com chuvas abaixo da média esperada para o mês

Funceme prevê um cenário mais positivo em maio, onde a média a ser alcançada para o mês é de 90,6 milímetros

Atualizada às 22h42min

Perto do fim da quadra chuvosa, o mês de abril encerra com chuvas abaixo da média esperada para o período, atingindo apenas 68,4% do esperado. Os dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) apontam que foram observados 128,5 milímetros de chuva durante o mês, onde o esperado era alcançar 188 milímetros.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Para maio, a Funceme prevê um cenário mais positivo, onde a média a ser alcançada para o mês é de 90,6 mm, bem abaixo da normal climatológica de abril. “A partir do dia 7 de maio, as chuvas continuam, mas a tendência é que se concentrem mais na faixa litorânea. Os volumes acumulados entre os dias 7 a 15 de maio devem ficar em torno da média climatológica do período”, informa a gerente de Meteorologia da Funceme, Meiry Sakamoto.

LEIA TAMBÉM | As estações que definem o ano do Ceará

Em março, o Estado chegou à média histórica de chuvas observada para o período apenas no último dia do mês. Durante o terceiro mês de 2021, somente a macrorregião que corresponde ao Litoral de Fortaleza apresentou precipitações acima da normalidade, isto é, chegou a 323,4 mm contra os 252,6 mm que se esperava, o que representa um aumento de 28%.

Previsão

De acordo com Meiry Sakamoto, durante os próximos dois dias, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal sistema indutor de precipitações neste período do ano, permanece posicionada em torno de 2º grau ao Norte da Linha do Equador. Este cenário não deve influenciar as condições do tempo no Ceará. No entanto, áreas de instabilidade devem continuar a favorecer a formação das nuvens de chuvas neste final de semana no Estado.

LEIA TAMBÉM | 16 açudes sangram no Ceará; outros 16 estão secos ou com volume morto

Para esta sexta-feira, 30, a Funceme aponta nebulosidade variável em todas as regiões com chuva isolada no Litoral Norte e na Ibiapaba. Nos litorais do Pecém e de Fortaleza, na região Jaguaribana, no Sertão Central e no Maciço de Baturité, há possibilidade de chuva.

No sábado, 1º de maio, tendência também para nebulosidade variável em todas as regiões com possibilidade de chuva na região Jaguaribana e no Cariri. Nas demais regiões, chuva isolada. No domingo, 2, previsão de nebulosidade variável em todas as regiões com possibilidade de chuva na faixa litorânea, no Maciço de Baturité e na Ibiapaba. Nas últimas 24 horas, entre às 7 horas dessa quinta-feira, 29, e às 7 horas desta sexta-feira, 30, choveu em 109 municípios cearenses.

Confira as 10 maiores chuvas 

Ipu (Posto: Ipu) : 48mm
Ipueiras (Posto: Ipueiras) : 47mm
Granja (Posto: Pessoa Anta) : 47mm
Ipueiras (Posto: America) : 43.8mm
Ipu (Posto: Damião) : 43.2mm
Orós (Posto: Guassussê) : 42mm
Camocim (Posto: Guriú) : 36.7mm
São João Do Jaguaribe (Posto: Sitio Lima) : 35mm
Ararendá (Posto: Santo Antônio) : 31.8mm
Icapuí (Posto: Barrinha) : 28mm

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

CHUVAS CEARÁ QUADRA CHUVOSA CEARÁ MÉDIA CHUVA CEARÁ CHUVAS CEARÁ QUADRA CHUVOSA CHUVAS FORTALEZA MÉDIA CHUVA FORTALEZA CHUVA MUNICÍPIOS CEARÁ

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar