Relembre o que é lockdown, estado de isolamento que vigora no Ceará

Termo em inglês se refere à prática de bloqueio da circulação de pessoas e determina restrições para funcionamento de serviços e dos setores produtivos e empresariais

O termo “lockdown”, na tradução literal do inglês para o português significa “confinamento”. Na prática, se refere a um estado de circulação limitada de pessoas e/ou cargas utilizado para facilitar a contenção de algum evento adverso que possa ser prejudicial à população. A palavra ganhou um significado ainda mais vívido com o surgimento da pandemia da Covid-19 ainda em 2020. No Ceará, é a segunda vez que a população vive em lockdown, que foi prorrogado até o dia 12 de abril.  

LEIA MAIS | Com base em 2020, comércio de rua deve ir das 9 às 16h e shoppings das 12 às 20h

Se lockdown continuar por mais 15 dias, barracas de praia vão demitir em maior quantidade, diz associação

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Usado para desacelerar a disseminação do novo coronavírus e tentar evitar o colapso dos sistemas de saúde, público e privado, a implementação do lockdown teve eficácia comprovada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) no combate ao Sars-Cov-2, coronavírus causador da Covid-19.

Para além da circulação limitada de pessoas e sem impacto no transporte de cargas, o lockdown versa ainda sobre a limitação dos setores produtivos e empresariais, autorizando o funcionamento apenas de serviços tidos como essenciais, a exemplo de supermercados e farmácias.

No Ceará, o lockdown, também chamado de isolamento social rígido, permanecerá vigente até o dia 12 de abril. O governador do Estado, Camilo Santana (PT) pontuou que mesmo com os resultados do período de isolamento social rígido de 2021, a pressão sobre o sistema de saúde ainda é grande e exige cautela.

LEIA TAMBÉM | Lideranças religiosas divergem sobre volta de celebrações presenciais; veja como fica no Ceará

“Enquanto não tivermos a vacina para todos os brasileiros, a única forma que temos de enfrentar o vírus, de evitar mortes de cearenses é o isolamento, a máscara”, destacou Camilo ao frisar que daria início ao processo gradual de retomada das atividades não essenciais no Ceará a partir da próxima semana. O governador afirmou ainda que fará reuniões com os representantes de cada setor econômico para definir a melhor forma de condução do plano de retomada por etapas.

Fazendo referência a mais uma semana de lockdown, o prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), destacou que o isolamento social já se refletiu na procura por atendimento na Capital. O prefeito de Fortaleza destaca ainda que os indicadores de casos e mortes pela Covid-19 na Cidade já apresentam reduções, mas que ainda é necessário uma queda maior. "Precisamos ter uma margem de segurança para preservar sua saúde, sua família, preservar sua vida”, completou.



Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

LOCKDOWN CEARÁ ATÉ QUANDO LOCKDOWN CEARÁ PRORROGADO QUE MUDA LOCKDOWN CEARÁ LOCKDOWN CEARÁ FORTALEZA FUNCIONAMENTO SETORES LOCKDOWN CEARÁ O QUE É LOCKDOWN LOCKDOWN DEFINIÇÃO

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar