Fortaleza tem maior chuva do ano de 2021 até agora

Funceme aponta 85 milímetros de chuva entre ontem e hoje

A manhã desta segunda-feira, 8, começa com tempo nublado e chuvas no Ceará. Fortaleza, Caucaia, Acaraú, Camocim, Granja, Aquiraz  e Canindé foram os municípios que mais registraram precipitações até o momento. Fortaleza aparece como a cidade que mais choveu nas últimas 24 horas, com 85 mm, segundo os dados preliminares da Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme). Foi o maior volume observado na Capital em 2021.

De acordo com a Funceme, até então, a maior precipitação deste ano em Fortaleza era de 45 mm, registrados entre os dias 19 e 20 de janeiro, ainda na pré-estação. O acumulado recente se deu pela maior proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), assim como a presença de um Cavado em Altos Níveis (CAN) no norte do Nordeste (NE) brasileiro.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A previsão da Funceme é que os maiores acumulados previstos devem se concentrar nas macrorregiões do noroeste (Ibiapaba e Litoral Norte), no Litoral do Pecém, no Litoral de Fortaleza e no Maciço de Baturité.

LEIA MAIS: Ceará registra chuva em mais de 100 municípios pelo terceiro dia consecutivo

Nas demais regiões (Centro-sul e Alto Jaguaribe), as precipitações devem acontecer em pontos isolados e ter intensidade variando de fraca a moderada e de caráter passageiro. O restante do dia em Fortaleza e RMF deve ser de nebulosidade variável com chuva isolada. Mais para tarde e noite, o céu pode ficar com poucas nuvens.

LEIA MAIS: Ceará deve registrar chuvas em quase todo o território no fim de semana

+Ceará tem maior chance de chuvas abaixo da média de fevereiro a abril, diz Funceme

Segundo a Funceme, dos 65 municípios informados, até o momento, houve chuvas em mais de 36. No decorrer do dia, o número pode aumentar conforme mais municípios informem sobre as chuvas da madrugada.

Março começou com boas chuvas e tem registrado precipitações quase todos os dias. Entretanto, o prognóstico de fevereiro até abril mostrou a probabilidade de 50% de chance de chuvas abaixo da média histórica no Ceará. Os meses abrangem a maior parte da quadra chuvosa no Estado, que vai de fevereiro a maio.

Fortaleza (Posto Agua Fria) : 85mm

Camocim (Posto Camocim) : 49mm

Granja (Posto Granja) : 40mm

Canindé (Posto: Baixa Fria): 37 mm

Tianguá (Posto: Sede): 36.4 mm

Clique na imagem para abrir a galeria

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

quadra chuvosa chuvas ceará fim de semana

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar