Quadra chuvosa começa a mostrar a cara em Fortaleza e cidade amanhece com chuva

A previsão de hoje, 12, para o Estado é de nebulosidade variável em todo o período com chuva isolada pela madrugada e pela manhã. Pela tarde e à noite, há possibilidade de chuva.

Após duas semanas de fevereiro quase sem chuva, Fortaleza amanhece sob precipitações nesta sexta-feira, 12, na primeira amostra mais visível da quadra chuvosa na Capital. Bairros como Centro, Vincente Pizón, Jacarecanga, Benfica e Montese registraram chuvas de pouca intensidade. A previsão de hoje, 12, para o Estado é de nebulosidade variável em todo o período com chuva isolada pela madrugada e pela manhã. Pela tarde e à noite, há possibilidade de chuva.

Entre as 7 horas de quinta-feira, 11, e as 7 horas de hoje, 12, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou precipitações em cerca de 84 municípios cearenses. O período é de quadra chuvosa, cenário favorável para ocorrência de precipitações no Estado.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A cidade de Jucás, na região do Cariri, teve o maior registro de precipitações (68 mm) no intervalo de 24 horas entre quinta e sexta. Em seguida, vem a cidade de Barro (67 mm), na região do Cariri, e a cidade de Crateús (55 mm), na região do Sertão Central e Inhamuns. Os índices de precipitações foram registrados até às 7h50min de hoje e podem ser atualizados no decorrer do dia.

Quadra chuvosa começou em fevereiro

O mês de fevereiro marca o início da quadra chuvosa no Estado, entretanto, as condições para 2021 não são favoráveis. Seguindo uma pré-estação com chuvas cerca de 60% abaixo da média, é provável que este cenário continue em fevereiro, março e abril, segundo a Funceme. Em 2020, a quadra chuvosa no Ceará foi a melhor em uma década.

No 10º dia do mês, o Ceará registrou apenas 0,2% da média histórica para o mês de fevereiro. O normal para o período é 118,6 milímetros de chuva mas, neste fevereiro, a média até então era de 0,2 milímetros no Estado. Até a última quinta-feira, 11, o cenário era favorável para chuvas.

Confira as dez maiores precipitações registradas pela Funceme em 24h:

Jucás - 68 mm
Barro - 67 mm
Crateús - 55 mm

Santa Quitéria - 53 mm
Marco - 47.3 mm
Milagres - 45.4 mm
Crateús - 45 mm (Posto Monte Nebo)
Cariús - 42 mm
Jati - 41 mm
Deputado Irapuan Pinheiro - 37 mm

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

funceme chuva previsão de hoje calendário de chuvas fundação cearense de meteorologia e recursos hídricos fevereiro chuvas chuvas de fevereiro quadra chuvosa quadra chuvosa no ceará quadra chuvosa 2021

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar