Chuvas no Ceará: Funceme divulga 1º prognóstico para quadra chuvosa 2021 com chuvas abaixo da média

O prognóstico abrange os três primeiros meses dos quatro meses da quadra chuvosa 2021 no Ceará

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) anunciou neste quarta-feira, 20, o prognóstico para as chuvas nos meses de fevereiro, março e abril de 2021. Os meses abrangem a maior parte da quadra chuvosa no Estado, que vai de fevereiro a maio. Para 2021, após anos de recuperação, a maior probabilidade apontada é de chuvas abaixo da média histórica. Confira os prognósticos:

Abaixo da média: 50%

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Em torno da média: 40%

Acima da média: 10%

O anúncio foi feito às 9h30min, em sessão virtual, com transmissão pela TV Ceará, canal 5.1, e pelo YouTube da Funceme.

O anúncio ocorre numa manhã de chuva em Fortaleza. É ainda o período de pré-quadra chuvosa, que no Ceará corresponde aos meses de dezembro e janeiro. Até aqui, janeiro tem sido de chuvas abaixo da média, apesar das precipitações nos últimos dias.

Estes três primeiros meses da quadra chuvosa sobre os quais a Funceme divulga hoje prognóstico — fevereiro, março e abril — correspondem à maior parte das chuvas do ano no Ceará. Veja a média histórica de chuvas no Estado:

Fevereiro: 118,6 milímetros

Março: 203,4 mm

Abril: 188 mm

Maio: 90,6 mm

Participam do anúncio do prognóstico o presidente da Funceme, Eduardo Sávio Martins, e o secretário dos Recursos Hídricos, Francisco Teixeira.

Em 2020, a quadra chuvosa no Ceará foi a melhor em uma década.

Para 2021, a Prefeitura de Fortaleza se prepara para chuvas mais intensas na Capital este ano.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

fucneme chuvas ceará prognóstico funceme ceará chuvas ceara 2021 quadra chuvosa ceara

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar