Com chuva abaixo da média, Ceará inicia 2021 com o melhor volume hídrico dos últimos sete anos

Atualmente, 4,66 bi m³ de água estão nos 155 açudes do Estado. Funceme anuncia amanhã, 20, o prognóstico de precipitações entre fevereiro e abril

Desde o dia primeiro deste ano, precipitaram no Ceará 12,8 litros de água por metro quadrado. Nas palavras costumeiras da previsão do tempo, foram 12,8 mm. O normal esperado para o mês de janeiro são 98,7 mm. Assim, as chuvas estão, até o momento, 87% abaixo da média. Os dados são da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) e foram atualizados no início desta terça-feira, 19.

A comparação não é exata uma vez que o mês não acabou, mas é possível olhar também para dezembro. Enquanto o normal esperado são 31.6 mm, foram observados apenas 10.4 mm, um desvio negativo de 67%. Apesar dos baixos índices, o Estado inicia 2021 com o melhor volume hídrico dos últimos sete anos, conforme a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh).

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

LEIA MAIS | Prefeitura se prepara para chuvas mais intensas em 2021 em Fortaleza

Atualmente, 4,66 bilhões de m3 estão nos 155 açudes monitorados pelo órgão. O volume representa 25% da capacidade total dos reservatórios. Segundo o monitoramento hídrico, 65 açudes estão com níveis abaixo de 30% e apenas o açude Caldeirões, no município de Saboeiro, está acima de 90%. Os três maiores açudes do Estado Castanhão, Orós e Banabuiú apresentam 10,8%, 20,2% e 11,8% respectivamente.

A expectativa é que o volume acumulado supra as necessidades da população durante todo o ano, o que não descarta a necessidade de uma boa quadra chuvosa. “O abastecimento humano está garantido com os bons números de aporte de 2020 e com todo o processo de diversificação da matriz hídrica utilizado pela gestão hídrica", afirma o secretário dos Recursos Hídricos, Francisco Teixeira. Mesmo com essa garantia, temos que ter cautela no uso da água e esperar que 2021 tenha uma quadra chuvosa ainda melhor que o ano que se passou.”

Prognóstico da quadra chuvosa

A Funceme anuncia na próxima quarta-feira, 20, a partir das 9h30, o prognóstico de chuvas de fevereiro a abril, o primeiro trimestre da quadra chuvosa. Pela primeira vez, o evento será transmitido para o público por meio do canal da YouTube da Funceme e ainda pela TV Ceará, canal 5.1. Participam do anúncio o presidente da Funceme, Eduardo Sávio Martins, e o secretário dos Recursos Hídricos, Francisco Teixeira.

LEIA TAMBÉM | Inverno em 2021 será bom, mas "tardio", preveem profetas da chuva dos Inhamuns

LEIA TAMBÉM | Com influência de La Niña, Ceará tem previsão de chuvas acima da média em algumas regiões

Previsão para os próximos dias

De acordo com a Funceme, o Ceará apresenta condições de chuva em todas as macrorregiões cearenses no início desta semana. Até amanhã, a formação e avanço de áreas de instabilidade sobre o oceano Atlântico, além da atuação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) cujo centro está a sudeste da região Nordeste, deverão ser os principais responsáveis pelas precipitações esperadas.

Os acumulados deverão ser, majoritariamente, de intensidade fraca/moderada. Considerando o período de 24 horas entre ontem e hoje, a Funceme indica, em balanço parcial, registros de chuva em 54 municípios. Confira as maiores precipitações:

Umari (Posto Cajazerinha): 41.0 mm
Lavras Da Mangabeira (Posto Sítio Tranqueira): 40.0 mm
Senador Sá (Post Salão): 38.0 mm
Martinópole (Posto Martinópole): 36.0 mm
Aquiraz (Posto Aquiraz): 36.0 mm

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

açudes ceará chuvas ceará quadra chuvosa pré-estação quadra chuvosa

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar