Conjunção tripla: Mercúrio, Júpiter e Saturno formam fenômeno no céu por 3 dias a partir deste sábado

Com duração de cerca de 30 minutos, este é o primeiro dos fenômenos astronômicos que poderão ser vistos amplamente no Ceará em 2021. Conjunção não precisa de equipamento para ser visualizada.

Planeta mais próximo do sol, Mercúrio se juntará a Júpiter e Saturno, os maiores planetas, para formar triângulos celestes no céu entre este sábado, 9 e a próxima segunda, 11 de janeiro. O fenômeno poderá ser visto no Ceará, bem como o alinhamento de Júpiter e Saturno ocorrido em dezembro, chamado de "Estrela de Belém". Os triângulos do novo evento surgirão no horizonte e vão se pôr em menos de 30 minutos durante todos os dias de ocorrência. Eles poderão ser vistos nitidamente sem nenhum tipo de equipamento astronômico.

LEIA MAIS| Fotos: alinhamento entre Júpiter e Saturno pôde ser visto em Fortaleza

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Nasa informa data em que asteroide de 130 metros pode atingir a Terra

Este o primeiro dos fenômenos astronômicos que poderão ser vistos amplamente em 2021. De acordo com tenente Romário Fernandes, docente de astronomia do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros do Estado do Ceará (CBMCE), para assistir, é essencial para os observadores "estar no local adequado na hora certa". "A dica é procurar um local com vista livre para o poente e acompanhar o surgimento dos planetas naquela direção logo após o sol se pôr", pontua.

Fernandes explica que o evento acontece devido à rapidez com que Mercúrio muda de posição no céu, possibilitando uma "configuração diferente a cada dia, formando belos triângulos celestes". O professor de astronomia comenta ainda que pela visibilidade, o evento celeste marca o início dos eventos astronômicos mais relevantes dos ano.

Outro evento celeste acontecerá em meio à ocorrência da conjunção tripla, segundo Romário Fernandes. Na madrugada da segunda-feira, 11, a partir das 4 horas da manhã, haverá uma conjunção envolvendo a lua e o planeta Vênus. Fenômeno seguirá até pouco depois do amanhecer.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

conjunção tripla mercúrio saturno júpiter eventos astronômicos 2021 eventos celestes astronomia fenômenos astronômicos 2021

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar