Participamos do

Fotos: alinhamento entre Júpiter e Saturno pôde ser visto em Fortaleza

Devido à estética da imagem formada, o evento também é popularmente chamado de "Estrela de Belém", em alusão ao evento bíblico que anuncia o nascimento de Jesus Cristo aos três reis magos
21:47 | Dez. 21, 2020
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Chegou ao ápice nesta segunda-feira, 21, o alinhamento entre os dois maiores planetas do Sistema Solar: Júpiter e Saturno. Fenômeno é de rara ocorrência e chama atenção pelo visual chamativo. A olho nu, espectadores puderam avistar os dois planetas como se fossem uma grande e brilhante estrela, sobretudo, pessoas próximas à linha do Equador e em lugares descampados, com o céu noturno limpo e sem nuvens. O fenômeno já podia ser observado desde a quarta-feira passada, 16, mas chegou ao ápice da nitidez nesta segunda.

Repórter fotográfico do O POVO registrou o fenômeno no céu de Fortaleza. Confira galeria de fotos:

Clique na imagem para abrir a galeria

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Embora esta segunda-feira, 21 de dezembro, seja a data do dia mais longo do ano no hemisfério Sul, conhecido como solstício de verão, o destaque fica mesmo por conta da noite, no evento de alinhamento conhecido como Grande Conjunção. Devido à estética da imagem formada, o evento também é popularmente chamado de "Estrela de Belém", em alusão ao evento bíblico que anuncia o nascimento de Jesus Cristo aos três reis magos, segundo a tradição cristã.

Fenômeno foi transmitido pelo canal da Seara da Ciência da Universidade Federal do Ceará (UFC) no YouTube, com a presença de professores da área.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar