Participamos do

Alinhamento entre Júpiter e Saturno ocorre hoje, 21 de dezembro; saiba como assistir

Fenômeno conhecido como "Estrela de Belém", em comparação ao evento bíblico, inaugura o verão no hemisfério Sul e só poderá ser visto nas mesmas proporções em 2080
11:06 | Dez. 21, 2020
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Embora esta segunda-feira, 21 de dezembro, seja a data do dia mais longo do ano no hemisfério Sul, conhecido como solstício de verão, o destaque fica mesmo por conta da noite, que presenteará a todos com um fenômeno astronômico de rara ocorrência e grande beleza. Os dois maiores planetas do Sistema Solar, Júpiter e Saturno, estarão totalmente alinhados, assim, formando o evento conhecido como Grande Conjunção.

A olho nu, espectadores poderão avistar os dois planetas como se fossem uma grande e brilhante estrela, sobretudo, pessoas próximas à linha do Equador e em lugares descampados, com o céu noturno limpo e sem nuvens. O fenômeno já pode ser observado desde a quarta-feira passada, 16, mas chega ao ápice da nitidez nesta segunda.

Devido à estética da imagem formada, o evento também é popularmente chamado de "Estrela de Belém", em alusão ao evento bíblico que anuncia o nascimento de Jesus Cristo aos três reis magos, segundo a tradição cristã.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A Grande Conjunção ocorre regularmente a cada 19,6 anos. No entanto, a última vez em que os planetas ficaram alinhados nas proporções a que chegam em 2020 e puderam ser vistos a olho nu foi há cerca de 800 anos. De acordo com projeções científicas, o fenômeno só deverá ser visualizado novamente março de 2080.

Quem estiver interessado, poderá assistir a transmissão ao vivo do alinhamento entre Júpiter e Saturno no canal da Seara da Ciência da Universidade Federal do Ceará (UFC), a partir das 18h desta segunda, 21.

LEIA MAIS | Alinhamento entre Júpiter e Saturno será transmitido ao vivo nesta segunda-feira, 21

A transmissão é fruto de uma parceria entre a Seara e o Planetário Rubens de Azevedo, do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, e contará com os comentários do professor Dr. Ednardo Rodrigues, da equipe do Grupo de Astronomia da Seara (GAS Interestelar).

Serviço


Planetário Rubens de Azevedo e Seara da Ciência da UFC realizam transmissão ao vivo da Conjunção de Saturno e Júpiter


Quando: 21 de dezembro de 2020 (segunda-feira)
Horário: das 18 horas às 19h
Onde: Canal da Seara da Ciência no YouTube

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar