Nasa informa data em que asteroide pode atingir a Terra

2009 JF1, asteroide detectado há cerca de 12 anos pela agência americana, tem probabilidade de atingir a Terra na data. Entretanto, não há tanto motivo para ansiedade ou comemoração

A Agência Espacial americana (Nasa) divulgou detalhes de um possível encontro da Terra com o asteroide conhecido como 2009 JF1. O corpo rochoso com 13 metros de diâmetro poderia atingir a Terra no dia 6 de maio de 2022. O peso é de 2,8 mil toneladas.

Os cálculos foram feitos por cientistas da própria Nasa, responsáveis por detectar e acompanhar a trajetória de novos corpos celestes, identificando seu grau de risco para o planeta. O 2009 JF1 foi detectado no espaço ainda em 2009.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Entretanto, não há muitos motivos para susto ou comemoração: mesmo sendo classificado como "potencialmente perigoso", as hipóteses do asteroide realmente atingir a terra é de 0,026% ou simplesmente uma em 3.800, segundo dados fornecidos pela Agência em site, segundo uma escala obtida como Escala de Palermo.

O 2009 JF1 está na categoria "Near Earth Objects" (NEO), tradução live para "Objetos próximos a Terra" O termo refere-se a qualquer objeto, como asteroides, em que sua órbita está próxima à Terra.

A Nasa segue acompanhando a órbita do asteroide através do sistema Sentry - ele determina o grau de desvio dos corpos celestes e supõe seus trajetos de voo em até 100 anos seguintes, classificando-os através de seus tamanhos, velocidades e datas de impacto potenciais.

Erramos: o diâmetro do asteroide é de 13 metros, não como originalmente informado nesta matéria.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

asteroide 2009 jf1 asteroide 20222 asteroide 2009 jf1 asteroide se aproxima da terra 2009 jf1 asteroide jf1 asteroide 2020 asteroid nasa asteroide asteroide hoje asteroide terra asteroide gigante se aproxima da terra nasa avisa sobre asteroide asteroides em rota de solisão com a terra asteroide em direção a terra 2020 asteroide vai cair na terra meteoro se aproxima da terra asteroide nasa asteroide caindo na terra asteroide perto da terra asteroide que pode colidir com a terra asteroide 2009

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar