PUBLICIDADE
Ceará
NOTÍCIA

Eleições 2020: 42 urnas eletrônicas foram substituídas em Fortaleza

Informação é do balanço do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE)

08:59 | 29/11/2020
.TSE - Tribunal Superior Eleitoral.Urna eletrônica (Foto: Antonio Augusto/Ascom/TSE)
.TSE - Tribunal Superior Eleitoral.Urna eletrônica (Foto: Antonio Augusto/Ascom/TSE)

Cinquenta e seis ocorrências com urnas eletrônicas já foram registradas em Fortaleza até 16 horas deste domingo, 29, em que ocorre o segundo turno das Eleições 2020 na Capital e em Caucaia, na Região Metropolitana. Desse total, 42 urnas precisaram ser substituídas, de acordo com o balanço do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE).

Segundo o órgão, 20 ocorrências de mesma categoria foram registradas em Caucaia até mesmo período da manhã e 11 urnas foram substituídas. Não foram registrados crimes eleitorais nas duas cidades do Ceará que realizam o segundo pleito. Apenas uma tentativa de atrapalhar os trabalhos eleitorais, que não terminou em prisão. São considerados crimes eleitorais: boca de urna, uso de alto-falantes e compra de votos. 

Os principais defeitos nas urnas eletrônicas são das seguintes natureza: terminal do mesário, terminal do eleitor, impressora.

O TRE-CE esclarece que é permitido realizar manifestação de preferência por algum candidato, contanto que o apoio seja prestado de maneira individual e silenciosa. 

Carlos Sampaio, Secretário de Tecnologia da Informação, concedeu entrevista e comentou sobre os defeitos registrados. Segundo ele não há nenhum prejuízo quanto a contabilização e segurança. "O único prejuízo seria quanto ao andamento . Quanto a segurança, os votos são transportados para a urna nova", afirmou.

"Têm mais de 600 urnas reservas. Isso é muito bom pois ajuda o processo fluir melhor". explica Edna Saboia, coordenadora de eleição.

Saiba tudo sobre o 2º turno das Eleições 2020:

TEMPO REAL: Acompanhe as notícias do 2º turno das eleições 2020 

Eleições 2020: saiba tudo sobre as campanhas do 2º turno da votação pelo Brasil 

Saiba como justificar sua ausência nas Eleições 2020 depois do primeiro turno 

Resultados de todas as pesquisas para prefeito de Fortaleza no 2º turno das eleições 2020 

Eleições 2020: saiba tudo sobre o 2º turno da votação 

Eleições 2020: saiba o que pode e o que não pode no segundo turno 

Eleições 2020: quem não votou no primeiro turno pode votar no segundo?