Participamos do

Agentes de segurança morrem no Ceará e causas não são divulgadas pela SSPDS

Dados sobre mortes de agentes de segurança e suspeitas de Covid-19 não são divulgados pela SSPDS. SAP divulgou número de 67 agentes que testaram positivo para coronavírus e atua na prevenção
20:05 | Abr. 29, 2020
Autor Jéssika Sisnando
Foto do autor
Jéssika Sisnando Repórter
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Notas de falecimento são vistas nas páginas da Polícia Militar do Ceará (PMCE), Polícia Civil e Perícia Forense do Estado. Nelas, porém, as causas da morte não são esclarecidas.

O silêncio sobre os casos é diário. O POVO solicitou à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado (SSPDS) informações sobre o número de agentes de segurança mortos vítima de coronavírus, mas não obteve resposta. Apenas foram relatadas medidas de segurança para prevenção de infecção.

Diante da morte de policiais militares, O POVO enviou os respectivos nomes para a SSPDS, questionando o que ocasionou os óbitos. Foi informado que a causa da morte não seria divulgada, pois seria informação de foro íntimo, sendo restrita a familiares. Também não foram divulgados números de profissionais afastados por suspeita do Covid-19.  

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O único militar com morte por coronavírus foi o tenente-coronel Océlio Alves, que estava no comando de Sobral. Ele foi o primeiro PM do Ceará a falecer em virtude do Covid-19.

Enquanto há o silêncio da SSPDS sobre os dados de agentes de segurança e divulgação de notas de pesar, a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) divulgou que são 67 agentes penitenciários que testaram positivo para coronavírus.

Conforme a SAP divulgou em nota, a medida tem sido testar os casos suspeitos para tratar com antecedência. Os familiares do agentes penitenciários também passam por testes.

Um detento da CPPL 2 morreu na Unidade de Pronto Atendimento (Upa) de Horizonte na segunda-feira, 28. A ala foi isolada. Nesta quarta-feira, 29, todos os exames dos detentos que encarcerados no local testaram negativo para o Covid-19.

Nota da SSPDS

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS/CE) informa que não há comprometimento na realização dos trabalhos de servidores do Sistema de Segurança do Estado em consequência da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). A SSPDS elaborou um plano para preservar a integridade física de seus agentes da segurança pública e a manutenção dos serviços essenciais em todo o Estado do Ceará. A pasta vem viabilizando a aquisição de mais Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para todos os profissionais da segurança pública que precisam desempenhar suas atividades durante o cumprimento de isolamento social, previsto em decreto estadual de situação de emergência em saúde no Ceará.

O plano também estabelece que atividades administrativas em todas as vinculadas sejam realizadas remotamente, sem a necessidade de o servidor se deslocar aos locais de trabalho, comparecendo às unidades apenas se houver necessidade. Os profissionais foram orientados a reforçar a higienização pessoal e de equipamentos, viaturas, laboratórios, corredores, corrimãos, maçanetas, cadeiras e outros locais com fluxo de pessoas.

O atendimento presencial nas delegacias de Polícia Civil foi reduzido e redirecionado para a Delegacia Eletrônica (Deletron), cujas ocorrências de determinados fatos são feitas exclusivamente de forma on-line, visando à diminuição de pessoas nas delegacias em busca de atendimento. Há ainda o redimensionamento no efetivo das delegacias para mantê-las funcionando nos serviços essenciais sem concentração de muitos servidores ao mesmo tempo nos espaços físicos das delegacias e departamentos.

A SSPDS ressalta que as medidas adotadas pela pasta prezam pela saúde de seus profissionais, em prol do enfrentamento e contenção da infecção provocada pelo novo coronavírus (Covid-19) no Ceará.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar