PUBLICIDADE
Ceará
NOTÍCIA

Mapas indicam quais praias no Ceará e em Fortaleza estão próprias para banho

O motivo foi o grande número de substância oleosa encontrado na orla. Pesquisa feita pela Petrobras identificou o óleo como petróleo cru, que não tem registro de ter sido produzido no País

22:30 | 04/10/2019
Praias em Fortaleza
Praias em Fortaleza(Foto: Luciana Pimenta/ Arte O POVO)

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) anunciou nesta sexta-feira, 4, que todo o trecho do litoral Leste da Capital cearense, incluindo Praia do Futuro, está impróprio para o banho. O motivo foi o grande número de substância oleosa encontrado na orla durante supervisão do órgão.

Além de região Leste, um trecho da região Central e seis da região Oeste também foram considerados impróprios.

Pesquisa feita pela Petrobras identificou o óleo como petróleo cru, que não tem registro de ter sido produzido no País. Contudo, ainda não se sabe a origem do material, que já atingiu o litoral de 46 municípios de oito estados da região Nordeste desde o início de setembro. Até o dia 26 de setembro, cerca de 105 praias já havia registrado manchas da substância.

No último dia 30, a Semace realizou uma operação que removeu cerca de 500 litros da substância em nove praias do litoral cearense. Foram necessários 55 servidores do órgão para realizar a tarefa.

Praias no Ceará
Praias no Ceará (Foto: Luciana Pimenta/ Arte O POVO)

Desde então, o órgão tem orientado os banhistas a não entrar na água e observar a presença do óleo. Representando risco não somente a vida humana, mas também a vida marinha, a substância foi responsável pela morte de várias tartarugas marinhas na região, conforme informou o Instituto Verde Luz.