Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

500 litros de óleo são recolhidos em praias do Ceará no fim de semana

A limpeza foi realizada nas praias de Sabiaguaba e Abreulândia (Fortaleza), Porto das Dunas (Aquiraz), Tabubinha (Beberibe), Pontal de Maceió (Fortim), Canoa Quebrada (Aracati), Taíba (São Gonçalo do Amarante), Paracuru (Paracuru) e Baleia (Itapipoca)
12:48 | Set. 30, 2019
Autor O Povo
Foto do autor
O Povo Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Foram recolhidos 500 litros de óleo em nove praias do Ceará, durante operação realizada neste fim de semana pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace). A limpeza foi realizada nas praias de Sabiaguaba e Abreulândia (Fortaleza), Porto das Dunas (Aquiraz), Tabubinha (Beberibe), Pontal de Maceió (Fortim) e Canoa Quebrada (Aracati), no litoral leste; Taíba (São Gonçalo do Amarante), Paracuru (Paracuru) e Baleia (Itapipoca), no litoral oeste.

Participaram da operação 55 servidores da Semace. No fim de semana, a superintendência orientou banhistas a não entrar no mar em praias com óleo.

O Instituto Verde Luz informou que tartarugas morreram em função do petróleo derramado nas praias nordestinas.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine
 
 
 
Ver essa foto no Instagram

Nas últimas semanas recebemos relatos de derrames de piche em algumas praias do Piauí, do Ceará, do Rio Grande do Norte e de Pernambuco. Nos últimos dias temos sido contatados por diferentes ocorrências de encalhe de tartarugas marinhas com resquícios de contato com piche. A primeira ocorrência aconteceu em Sabiaguaba no início do mês de setembro. No último final de semana fomos alertados por moradores do Serviluz que também encontraram uma tartaruga nessa condição. Ainda foram somadas à esse casos em Flecheiras, Taíba e Jericoacora. Ao todo já foram cinco encalhes, dos quais tivemos conhecimento, de tartarugas encontradas com piche em setembro no estado do Ceará. Tem sido desesperador encontrar esses animais nesse estado. O sentimento de impotência em relação a essas enormes manchas de piche no litoral é assustador e é preciso que alguma posição do poder público seja tomada. Lembrem-se que em casos de ocorrências de tartarugas marinhas (vivas ou mortas) entrem em contato conosco através do número (85)98597-3007 (Projeto Gtar) e/ou através do nosso direct. É importante também que nenhuma ação seja tomada antes da chegada da nossa equipe.

Uma publicação compartilhada por Instituto Verdeluz (@institutoverdeluz) em

O óleo no mar atingiu pelo menos 105 praias da região Nordeste.

Origem da poluição no mar

O resultado conclusivo de amostras das manchas oleosas encontradas em praias do litoral nordestino aponta que a substância escura trata-se de petróleo cru e não é produzido pelo Brasil, conforme investigações da Petrobras. O laudo ainda mostra que petróleo poluente de todas as praias é o mesmo.

Empresas privadas cederam implementos para a coleta de resíduo sólido, equipamentos de proteção individual e água potável. O material coletado nas praiasserá incineradoem forno de indústria licenciada pela Semace para a queima de material perigoso.

Mancha de óleo

A mancha de óleo que atinge o litoral de vários estados do Nordeste não voltou a ser avistada no mar, o que, segundo a Semace, pode apontar o afastamento da substância poluente do litoral do cearense.

A Semace divulga nesta terça-feira, o resultado do teste da balneabilidade com amostras da água de 35 praias fora de Fortaleza, desde o Icaraí (Caucaia) à Praia do Preá (Cruz) a oeste e da Abreulândia (Fortaleza) até Redonda (Icapuí) a leste. As amostras foram colhidas na quinta-feira, 26.

Ocorrências do tipo devem ser informadas pelo telefone 0800 2752233 ou pelo aplicativo da Semace, disponível neste link.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar