MEC lança edital para o Sisu 2026; saiba mais
A partir do próximo ano, serão aceitos o melhor resultado das últimas três provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)
O Ministério da Educação (MEC) lançou nesta terça-feira, 23, o edital de inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2026. A novidade é que, a partir do próximo ano, serão aceitos o melhor resultado das últimas três provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Enem: prova aplicada no Pará teve cinco questões antecipadas por cearense; LEIA
Conforme o MEC, esta edição terá o maior número de instituições participantes desde a criação do programa. Conforme o portal de notícias Folha de S.Paulo, serão 274,8 mil vagas ofertadas em 7.388 cursos de 136 universidades de todo o País, na edição de 2026.
Sisu: o que é e saiba como se inscrever
Desenvolvido pelo MEC, o Sisu visa democratizar o acesso a Instituições Públicas de Educação Superior (IES) de todo o Brasil.
Com a atualização, quem participou de pelo menos uma das três últimas edições do Enem – 2023, 2024 e 2025 – pode se inscrever para concorrer a vagas oferecidas pelas instituições que aderiram ao processo seletivo.
Os candidatos com os melhores desempenhos são classificados conforme as opções de curso escolhidas, o número de vagas disponíveis, as modalidades de concorrência selecionadas e os pesos definidos para cada curso pela instituição.
Inscrição é gratuita e ocorre no site do Sisu, após a divulgação dos resultados do Enem. Para acessar o sistema, o candidato deve possuir uma conta no gov.br, requisito também necessário para a participação no Enem.
O candidato pode selecionar até duas opções de cursos entre os ofertados pelas instituições participantes do programa. Durante todo o período de inscrições, o candidato pode alterar suas escolhas quantas vezes desejar; contudo, apenas a última inscrição registrada ao final do prazo será considerada.
Os candidatos que não forem selecionados em nenhuma das suas opções na chamada regular podem manifestar interesse na Lista de Espera, dentro do período definido no cronograma, e apenas para uma opção de curso.
Confira o calendário
- Período de inscrições: de 19/1 a 23/1
- Resultado da chamada regular: 29/1
- Matrícula da chamada regular: 2/2
- Prazo para participar da lista de espera: 29/1 a 2/2
- Convocação dos candidatos em lista de espera: 11/2