Aparelhos ocultos são usados para evangelizar indígenas isolados
Os objetos recitam mensagens bíblicas e foram encontrados entre o povo Korubo na vale do Javari, perto da fronteira entre Brasil e Peru
Próximo à fronteira Brasil-Peru, no Vale do Javari, aparelhos movidos à energia solar foram identificados entre membros do povo Korubo. Os objetos, que recitam mensagens bíblicas em português e espanhol, fazem parte de dispositivos usados por missionários para evangelizar povos indígenas isolados ou de contato recente.
A descoberta foi compartilhada em uma investigação conjunta do jornal britânico Guardian com O Globo. No Brasil, as comunidades isoladas são protegidas pela Constituição, que reconhece, em seu artigo 231, a organização social dos povos nativos, definindo como dever do Estado a sua proteção.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
O dispositivo encontrado entre os Korubo é chamado de “Messenger” e distribuído pela organização batista “In Touch Ministries”, com sede em Atlanta, Geórgia.
Conforme o jornal O Globo, o sargento Cardovan da Silva Soeiro, policial militar do posto de proteção na entrada da Terra Indígena Vale do Javari, disse que soube dos aparelhos por meio de um indígena que estava na base.
“Enviei um relatório com as fotos para a inteligência policial, mas até agora não tivemos retorno. Os indígenas não quiseram me dar os dispositivos, então achei melhor não insistir. Apenas consegui as imagens”, afirma.
Cardovan relatou ainda a presença de “drones misteriosos” na base, normalmente ao final da tarde. “Não sabemos se eles pertencem a missionários, traficantes de drogas, pescadores ou garimpeiros que estão observando a base para ver se terão passagem livre por aqui”, diz.
Aparelhos são usados para evangelização de povos indígenas: entenda
O diretor de operações da “In Touch Ministries”, Seth Grey, confirmou aos veículos de comunicação que a organização usa os dispositivos. Além disso, acrescentou que entregou pessoalmente 48 dos aparelhos ao povo Wai Wai na Amazônia, há quatro anos, com conteúdo religioso.
Sobre a violação da política brasileira em relação ao contato com povos isolados, Grey declarou que não se deslocam para locais onde não são permitidos. Ele indicou estar ciente de que missionários de “outras organizações” levam os dispositivos para regiões não-autorizadas.