Adolescente invade escola no RS, mata criança e fere três pessoas com faca

Adolescente invade escola no RS, mata criança e fere três pessoas com faca

Ataque ocorreu na cidade de Estação, no Norte gaúcho; suspeito de 16 anos foi apreendido após ser contido por populares

Um adolescente de 16 anos invadiu uma escola municipal na cidade de Estação, na região Norte do Rio Grande do Sul, e esfaqueou três crianças e uma professora na manhã desta terça-feira, 8. Uma das vítimas, o estudante Vitor André, de 9 anos, não resistiu aos ferimentos e morreu. O jovem foi contido por populares e apreendido pela polícia minutos depois do ataque.

De acordo com o prefeito Geverson Zimmermann, o agressor entrou na Escola Municipal Maria Nascimento Giacomazzi portando uma faca e usou bombinhas para assustar os alunos. O caso ocorreu por volta das 10h. A unidade de ensino atende 152 estudantes do 3º ano do ensino fundamental.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

“Entrou na escola com uma faca, fez uso de bombinhas no chão para assustá-las. Duas foram atingidas com cortes na cabeça, de forma leve, e uma foi atingida com cortes na região do tórax”, afirmou o prefeito em coletiva.

Duas meninas, de 8 anos, foram feridas e encaminhadas ao hospital da região. Uma delas já recebeu alta médica. Uma professora de 34 anos também foi atingida ao tentar conter o agressor. Ela segue internada no Hospital Santa Terezinha, em Erechim. Tanto a docente quanto a criança ferida estão em estado estável.

LEIA MAIS| Jovem de 17 anos morre após ser espancado em Manaus; ataque teria sido motivado por homofobia

Investigação em andamento

Segundo a Brigada Militar, o adolescente era conhecido por professores e funcionários da escola. Ele chegou ao local afirmando que entregaria um currículo e, após pedir para ir ao banheiro, invadiu uma das salas de aula.

O jovem foi apreendido e conduzido à Delegacia de Polícia de Getúlio Vargas, onde permanece sob custódia. Morador do município, ele não possuía antecedentes criminais. Conforme a Polícia Civil, o adolescente fazia acompanhamento psiquiátrico há mais de um ano. As motivações do ataque ainda estão sendo apuradas.

Aulas suspensas e apoio às famílias

Em nota oficial, a Prefeitura de Estação informou que as aulas em toda a rede municipal estão suspensas por tempo indeterminado. “Estamos com toda a nossa equipe mobilizada, prestando apoio e assistência contínua a todas as famílias e à comunidade escolar neste período.”

O governador Eduardo Leite manifestou solidariedade às famílias das vítimas e à comunidade escolar, afirmando que “o que aconteceu não pode ser naturalizado, relativizado ou esquecido”. Em publicação nas redes sociais, ele reforçou: “Nada é mais urgente do que garantir que nossas crianças estejam seguras. E nada é mais inaceitável do que a violência atravessar os muros de uma escola.”

O ministro da Educação Camilo Santana determinou o envio de uma equipe de psicólogos especializados em situações de crise e violência extrema para o município.

“Seguimos em articulação com o Ministério da Justiça e com as autoridades locais, reafirmando nosso compromisso com a vida, a paz e a proteção das comunidades escolares. À população, comunidade escolar e familiares das vítimas, meus sinceros sentimentos nesse momento de dor profunda”, declarou o ministro nas redes sociais.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar